Tempo de Caruru na mesa

Tempo de Caruru na mesaMês de setembro se caracteriza em Salvador por um a farta distribuição de caruru e o Rio Vermelho não foge à regra e são muitas as casas que matem a tradição. Motivados por várias razões, alguns respaldadas na fé católica em São Cosme e São Damião, ou no sincretismo, o fato é que essa devoção, renovada a cada ano, proporciona mesa farta onde o caruru, feito com quiabo cortado, camarão seco, e temperado com cebola, castanha e amendoim e gengibre e dendê, é o prato central.

O acompanhamento é variado. Depende da situação financeira de quem está oferecendo. De modo geral inclui vatapá, galinha, farofa, acarajé, abará, banana da terra frita, e outras delícias que proporcionam às mesas um colorido notável, e ao estomago, uma bomba calórica. Mas isso é apenas um detalhe, ninguém está preocupado.

Os sete meninos que são chamados para compor a mesa e servidos antes de começar a distribuição do caruru, representam os sete irmãos ( Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi).

A tradição é tão forte que o professor Cid Teixeira costuma dizer que nesse período, quem não for convidado para comer um caruru em Salvador é porque está ruim de amigos.

Também já virou tradição a distribuição de doces nas sinaleiras que inclusive já começou para desespero das mães que vêem os filhos correndo atrás dos carros disputando as guloseimas. No dia 27, data da festa, algumas pessoas entregam quentinhas com caruru, para moradores de rua. E assim cumpre-se mais uma tradição entre as muitas dessa Bahia e todos os santos e crenças.
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Acho que estou nessa turma dos poucos amigos a que professor Cid se refere. Até hoje ninguem me convidou prá nenhum caruru, e olha que eu gosto muito.Carmelinha se souber de algum me avise.Seu blog está muito interessante.Estou entrando como anônimo porque não consegui enviar o comentário com meu e-mail,
    aquele abraço,
    Bira

    ResponderExcluir
  2. Uma das coisas boas desse blog, além da possibilidade de falar do bairro que eu adoro, tem sido exatamente a supresa desses contatos com amigos dos quais fomos afastados pelo tempo.Bira, tó sabendo de um caruru sim no domingo, dia 21, no Ideário. Quem está promovendo é o vereador Celso Cotrim, mas, infelizmente, esse não é 0800,é um almoço de adesão e custa R$30,00.
    Muito bom que vc apareceu no Blog, volte sempre,colabore com suas sugestões que serão sempre bem recebidas.
    beijão

    ResponderExcluir