Faxina geral nas praias do Rio Vermelho

Faxina geral nas praias do Rio Vermelho O entusiasmo dos alunos do Colégio Guiomar Muniz Pereira no Mutirão de Limpeza das Praias do Rio Vermelho foi a senha de que nem tudo está perdido e que é preciso investir e acreditar nessa nova geração. Conscientes de que somente com a preservação da natureza é possível acreditar que o futuro será melhor, eles se envolveram completamente no projeto do mutirão de limpeza e ficaram surpresos com a imundice deixada irresponsavelmente na areia. Sem dúvida aprenderam uma lição que os acomanhará por toda vida. Infelizmente, os moradores do bairro não tiveram a mesma disposição. Entretanto, o mutirão cumpriu o objetivo de chamar atenção para a necessidade de cuidar melhor de nossas praias. A Limburb garantiu o sucesso da ação, disponibilizando 38 homens para ajudar na limpeza e forneceu também todo o material necessário para que a participação das crianças se desse com toda a segurança.

A Policia Militar, o Conselho Municipal de Segurança e o Salvamar deram todo o apoio. Claudio Beiró da ONG Paciência Viva com o seu conhecimento sobre reciclagem mostrou na Praia da Paciência como é complicado remover da areia o monte material de difícil decomposição, a exemplo de palito de picolé, tampinhas de garrafa, pedaços de plástico, isopor, resultado da falta de cuidado dos freqüentadores que desfrutam tudo que a natureza oferece de bom, sol, mar, brisa e em troca deixam um monte de porcaria na praia, uma vergonha!

Das três praias a do Buracão foi a que estava menos suja e apesar dos moradores da área não terem dado nenhuma importância ao mutirão, o pessoal da Limpurb fez um verdadeiro “pente fino” no local com a participação dos diretores da Amarv. Vale ressaltar, que Carlinhos Brown, que reside na área e é o que se pode chamar de " guardião do Buracão", teve a gentileza de ligar para Loli, diretor da Amarv para justificar sua ausência, porque está fazedo shows fora da cidade.

O que podemos dizer é que a semente foi plantada, resta agora dar continuidade ao trabalho de conscientização. Nessa primeira ação tiveram atuação destacada, Pino do Movimento Amigos das Praias do Rio Vermelho, Branco da Colônia de Pesca Z1, Loli da Amarv, Casqueiro Administrador Regional do Rio Vermelho e grande incentivador do mutirão, a Limpurb, sem qual seria praticamente impossível limpar as três praias e os alunos do Guiomar Muniz Pereira. Ao todo foram recolhidas duas toneladas de lixo.Também foi de grande importância o apoio da ONG Paciência Viva, do Conselho Municipal de Segurança, da Venturi, do Hotel Pestana, do professor de educação física Hélio, do pescador e mergulhador Valtinho que retirou o lixo do fundo do mar. O artista plástico Ruy Santana que fez o desenho da camisa com o criativo slogan: Não tenha Paciência com a sujeira, nem pense que todo Buracão é um lixo”. Vale ressaltar também a ampla divulgação dada pela imprensa e a cobertura feita no dia de hoje. A Band inclusive acompanhou o trabalho desde o início nas três praias e a reportagem será exibida no jornal de hoje à noite. A cobertura feita pelo Blog contou com a participação mais do que especial de nossa colaboradora a competentíssima jornalista Joana D´Arck, dona do divertido blog “Pilha Pura”. Confiram como foi o dia de mutirão.

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Bonito, muito bonito mesmo o que vocês fizeram.Eu trabalho dia de sábado e não pude participar, mas fiquei feliz com o sucesso da iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Eu fico muito feliz quando vejo uma ação coletiva como essa em um bairro, principalmente com a participação da juventudo.Muito legal mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a todos envolvidos direta ou indiretamente.
    Ótima ação, bem organizada(as faixas estavam ótimas) e levando em consideração que é a primeira vez de muitas(espero eu, que seja anual ou semestral em mesma data).
    Senti falta de maior participação dos moradores, maior participação das instituições de ensino no bairro(são várias), maior participação dos empresários locais(independente da área de atuação) e um departamento da prefeitura para o recolhimento de animais vadios.
    Mas com toda certeza as próximas edições deverão contar com estas sugestões, ah...quase esqueci e com minha presença, já que esta eu não estive presente.
    Não só a Band mas a Record também reproduziu o feito.
    Mais uma vez PARABÉNS A TODOS ...isso que é cidadania.

    ResponderExcluir
  4. Pois é Rac, todos nos percebemos a sua ausência na praia da Paciência, onde costuma dar os seus mergulhos. Da próxima vez não vou aceitar desculpas, quero você na linha de frente.

    ResponderExcluir
  5. Quero registrar a colaboração da cobertura de imagens para o blog sobre o mutirão, que teve a participação também de Deta, a mais nova moradora do bairro, que já chegou com disposição e marcou presença fazendo fotos belíssimas.

    ResponderExcluir
  6. A experiência de limpar as Praias do Rio Vermelho, Santana, Avenida e Buracão foi maravilhosa. Foi um dia de trabalho prazeroso, mas principalmente um dia para rever amigos de infância, contar histórias, pisar na areia, tomar sol, catar lixo, conhecer pessoas e ao lado dos estudantes da Escola Guiomar Pereira vivenciar uma alegria contagiante por cada sujeira retirada da areia. Portanto, foi um dia enriquecedor com direito a visita inesperada ao Museu do Surf na casa de Fredão um dos precursores do surf na Bahia juntamente com meu irmão Zé Mario. Vamos organizar outras ações coletivas em pró do Rio Vermelho. Parabéns aos organizadores e participantes.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Deta, desculpe a nossa falha, corrigida em tempo por Joaninha. Bem-vinda ao Rio Vermelho. Esse Blog também é seu.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Carmelita pelas boas vindas. Fotos belíssimas é pura pilha de Joaninha.
    Belíssimo mesmo é seu trabalho no Rio Vermelho. Pode contar com a nova moradora.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir