Presente de Yemanjá: Uma festa dos pescadores do Rio Vermelho

Por volta de 1924 um grupo de pescadores do Rio Vermelho resolveu oferecer um presente à "Mãe d´ água", queriam eles que a divindade que comanda as águas salgadas ajudasse a melhorar a pescaria que andava fraca, queriam também dar uma resposta aos veranistas que tinham se apropriado do comando da festa de Santana que eles anteriormente organizavam. Jamais aquele pequeno grupo de homens rudes podia imaginar que estavam iniciando aquela que viria a ser uma das maiores festas em louvor à "Rainha do Mar" em todo o mundo. Os veranistas sumiram, a festa de Santana - que acontecia um domingo antes do Carnaval - acabou, mas a festa de Yemanjá cresce a cada ano. Só que esse crescimento trouxe tambem a cobiça de muita gente que passou a ver nela uma maneira de ganhar dinheiro fácil. Os aproveitadores de plantão apareceram e aparecem a cada ano. No ano passado, por exemplo, foi criada uma “associação” que se preparava para tomar a festa da mão deles (os pescadores) e só não alcançou o objetivo porque foi denunciada e desmascarada antes do golpe final, mas essa “associação” não está extinta, ela pode reaparecer a qualquer momento. Os pescadores devem ficar atentos aos falsos cantos das sereias.

Presente de Yemanjá: Uma festa dos pescadores do Rio Vermelho

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Pessoal, me desculpe , mas eu tive um problema por aqui e fui obrigado a excluir, por duas vezes , o meu comentário, que reproduzo a seguir :

    É verdade ,... desde que o Blog do Rio Vermelho entrou no ar, passamos a ter a oportunidade de denunciar , criticar situações, coisa que antes não nos era possível, porque as coisas aconteciam quase que por milagre, na surdina... Agora, estamos de olho... e vivos !
    Vamos estar atentos e, se necessário, colocar a boca no trombone.
    Tirar a festa de Yemanjá dos pescadores, é algo que não podemos permitir. Quem teve uma ideia como esta ?

    ResponderExcluir
  2. E ainda tem gente que acha que o blog só faz criticar.
    Com toda certeza devem fazer parte do clã que se autodenomina imortal.
    Parabéns ao blog, sem dúvida depois dele coincidência ou não, algumas coisas começaram a acontecer no bairro. Inclusive um site do mesmo grupo que depois de receber críticas nos comentários deste blog, apresenta-se agora com novo layout e um texto muito melhor que os primeiros, isso não quer dizer que eu concorde com alguns pontos, e algo me leva a crer que as discussões que aqui aconteceram serviram para aprimorar seu autor, está no mínimo interessante e vale a pena conferir:

    http://www.acirv.org/hp/revista.asp?id=28&tipo=geral

    ResponderExcluir