Veja abaixo informações da Prefeitura sobre o Mercado do Peixe

O prefeito João Henrique, em companhia do secretário de Serviços Públicos, Fábio Mota, conforme prometido, entrega nesta sexta-feira (10), às 18h, a tão esperada revitalização do tradicional Mercado do Peixe, assim como a Praça Caramuru e novo projeto de iluminação pública. E não para por aí. A meta do executivo municipal é tornar o local ainda mais aprazível, com direito a um mirante, um memorial à Diogo Álvares Correia, o Caramuru, que desembarcou no Rio Vermelho no começo do século XVI; um centro de artesanato; um restaurante panorâmico e nova colônia de pescadores - estas obras estão paralisadas desde maio, por determinação da Justiça Federal. O total da área a ser revitalizada é de 14.253 metros quadrados.

Enquanto isso, um novo cenário já pode ser percebido no local. "O Rio Vermelho é um bairro de efervescência cultural e referência gastronômica, além de possuir uma grande riqueza histórica que não pode ser esquecida. Essa reivindicação é de mais 20 anos e só agora conseguimos tirar do papel. Nosso objetivo é dar, de fato, o tratamento merecido ao bairro, conhecido internacionalmente. Já entramos, inclusive, com recurso contra a decisão judicial, que determinou a suspensão do restante das obras", declarou João Henrique.

De acordo com o secretário Fábio Mota, além do aumento do número de boxes, que passou de 33 para 36 e serão padronizados, toda a iluminação da área foi reforçada. "Isso, sem falar que as paredes, antes de concreto, foram trocadas por lonas tencionadas, que transmitem uma iluminação natural", comemorou. Ainda, segundo Mota, dentre as novidades, merece destaque a instalação de três lanchonetes, central de gás, depósito, subestação de energia e uma portaria a ser publicada no Diário Oficial, que regulamentará o horário do funcionamento do novo Mercado. "Tudo isso, no sentido de proporcionar maior comodidade e segurança não apenas aos clientes, mas também aos permissionários, que reivindicam melhorias há anos".

Iluminação

No quesito iluminação, foram instalados 52 postes modulados com design exclusivo, com 14 refletores direcionados para o mar, garantindo maior visibilidade e destaque à paisagem natural. As luminárias também ganharam nova roupagem. Ao contrário do tradicional equipamento de vapor de sódio, foram instalados cerca de 70 aparelhos de vapor metálico branco, com pétalas de 400 watts e 150 watts, o que significa um rendimento de 15%, se comparada a anterior. Será implementado também iluminação cênica na área externa. Ao todo serão 20 lâmpadas especiais na cor verde, com potência de 150 watts.

A intervenção tratou-se de uma Parceria Público-Privada (PPP), entre a prefeitura e a Schincariol, empresa responsável por executar a obra, sob a supervisão do município. "Tão logo a Justiça libere a continuidade das obras, a população será contemplada ainda com um memorial a Caramuru, que contará não só com um monumento em homenagem, um módulo para exposição de artesanato indígena, um mirante, uma área para shows folclóricos, restaurante e estacionamento. Tudo isso com intuito de proporcionar maior infraestrutura, assim como resgatar a cultura que faz do Rio Vermelho um dos bairros mais conhecidos do nosso Brasil", reforçou o prefeito.

Além dos comerciantes do mercado, os membros da colônia União dos Pescadores da Mariquita também serão beneficiados pelo projeto de reestruturação. "Não podemos esquecer que o grupo de pescadores está ligado à história do mercado. Na década de 50, eles iniciaram a venda dos frutos do mar no meio da rua, o que deu origem ao nome do estabelecimento. Portanto, não seria justo deixá-los de fora( informe produzido pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura)

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Vamos em frente. Publiquemos, haja vista, existe um projeto pronto e verba também

    ResponderExcluir