Documento histórico sobre a construção do Forte do Rio Vermelho

Documento histórico sobre a construção do Forte do Rio Vermelho

Já havíamos comentado nesse Blog que a nova Igreja de Santana foi erguida sobre as ruínas de um antigo forte. Hoje, o jornalista Jorge Ramos, morador do bairro e pesquisador nos encaminhou cópia do documento que encontrou no qual o governador Fernando José de Portugal (o mesmo que em nome da Rainha de Portugal mandou enforcar e degolar em 1798 os quatro negros baianos acusados de envolvimento na Revolução dos Alfaiates...) no qual se refere ao Forte do Rio Vermelho, que mandou construir "à beira d´agua". O destinatário do ofício é Dom Rodrigo de Souza Coutinho, então Ministro da Marinha e dos Negócios Ultramarinos, a quem cabia toda a administração economica, politica e militar das colonias portuguesas. Ele veio, mais tarde, na comitiva de Dom João VI e aqui foi o nosso primeiro Ministro da Marinha.

Documento histórico sobre a construção do Forte do Rio Vermelho

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns pelo recorte.

    História sem deturpações ou ruídos, é o que todos nós precisamos.

    Queremos mais...

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao blog e ao jornalista Jorge Ramos por socializar e dar conhecimento de importante documento da história do Rio Vermelho (Forte). Cheguei para morar no Rio Vermelho aos três anos de idade, portanto em 1949 e costumava acompanhar meu pai Senhor Campos, por muitos paseios a pé pelo bairro. Me recordo perfeitamente de meu pai falando e pisando nas ruinas do Forte do Rio Vermelho.

    ResponderExcluir
  3. Essa é uma das razões que eu gosto desse Blog. Além de mostrar os problemas do bairro que são muitos também trás informações importantes como essa e fotos belissima desse bairro especial e ao mesmo tempo tão descuidado, o que a bem da verdade não é um problema apenas do Rio Vermelho, mas de toda a cidade. Abraço a todos vocês.

    ResponderExcluir
  4. AO JORNALISTA E HISTORIADOR JORGE RAMOS.
    Gostaria que você pesquisasse quando realmente o Rio Vermelho passou a ser considerado bairro da Cidade do Salvador. Nesse documento, por exemplo, cita-se, que o forte fica numa localidade chamada Rio Vermelho distante uma légua da Cidade, dando a entender que a loclidade ficara fora da cidade Precisamos estabelecer essa data real e acabar com a lorota que nosso bairro tem 500 anos.

    ResponderExcluir
  5. Boa pedida, Pino. Pelas minhas contas , não dá para acreditar na idade que querem dar ao bairro...Seria muito interessante conseguir-se novos dados acerca do nosso bairro...

    ResponderExcluir