Artigo - Iemanjá, o desenho da discórdia

Artigo - Iemanjá, o desenho da discórdia
Postado por Cristiano Teixeira 
Texto publicado no Jornal A Tarde

A Festa da Mãe d‘Água, este ano, foi dividida por culpa de um desenho de Iemanjá. Os ânimos se exaltaram, artistas opinaram, os promotores ficaram irredutíveis. O resultado foi lamentável: ninguém usará a tradicional camisa de Iemanjá em 97, como se faz todos os anos. Tudo começou quando Getúlio, dono da Ex-Tudo, procurou o famoso artista Floriano Teixeira e encomendou, em nome dos promotores da festa, um desenho de Iemanjá para ser reproduzido nas camisas vendidas e que sempre dão um bom lucro. Queria um artista famoso e ninguém melhor que Floriano que, além de tudo, é morador do Rio Vermelho.

Floriano aceitou a incumbência e fez uma Iemanjá que todos consideraram linda, sorridente, lábios muito vermelhos, escamas douradas, a imagem da alegria com sua festa. As camisas ficariam deslumbrantes e poderiam ser vendidas por preços maiores, graças a assinatura do artista de renome nacional. Vários artistas, como Calasans Neto, Carlos Bastos, James Amado, Tati Moreno, o próprio Getúlio, além de muitos outros, ficaram entusiasmados e aprovaram sem a menor restrição. Entretanto os pescadores do Rio Vermelho foram ver e vetaram a figura. Mostraram-se escandalizados, revoltados, Floriano tinha tido a audácia de pintar uma Iemanjá negra, embora muito bonita.

Mas tinha cabelos "rastafari", iguais aos de Carlinhos Brown, nariz achatado lembrando o de Margareth Menezes. Aquilo era um desaforo, Iemanjá tem cabelos louros, longos, olhos azuis, pele alva de sueca. Vetaram o desenho e proibiram sua reprodução nas camisas. Getúlio, que havia dado a encomenda, ficou sem saber o que fazer, os pescadores afirmaram que não permitiram que ninguém usasse aquilo, uma afronta a Iemanjá, que é branca. Calasans Neto chegou a sugerir que ouvissem a própria Iemanjá, estava certo que ela aprovaria o belo desenho de Floriano (foto), mas os promotores nem permitiram que se falasse mais no assunto, Iemanjá só branca, loura, olhos azuis.

Um grupo de turistas quis comprar o desenho e fazer camisas para seu grupo, mas os promotores da festa não permitiram.Floriano Teixeira ainda tentou explicar aos promotores que a imagem da metade mulher metade peixe, de cabelos louros e longos, pele branca, é a da sereia nórdica, das lendas suecas. A nossa Iemanjá é uma entidade brasileira, morena, podendo ser negra, como nosso povo.

Os pescadores não concordaram. Afirmaram que só aceitariam a Mãe d‘Água branca e loura. Não houve solução.Se os presentes deste ano forem recusados, todos sabem o motivo: Iemanjá queria o desenho lindo e verdadeiro de Floriano.

Postar um comentário

6 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Na verdade, o texto não é de minha autoria e sim da editoria do A Tarde.
    Cristiano Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Valeu Cristiano tá explicado.

    Mas alterar simbolos sem a autorização de seus seguidores, responsáveis, adeptos... é no mínimo uma falta de respeito. Arbitrário principalmente quando se trata de valores seculares sejam eles religiosos, familiares, institucionais ou sociais.

    Apesar da tentativa de homenagem, da licença poética, da capacidade indiscutivel do artista, é necessário pesquisa, diálogo e estudo do tema antes da intervenção, principalmente quando se trata de valores seculares que norteiam grandes grupos sociais. Em minha opinião faltou diálogo e conscientização prévia.

    Karl Max já afirmava que "as ideologias dominantes são as ideologias do grupo dominante".

    ResponderExcluir
  3. Os encantos da Bahia foram destacados pelo site italiano Easy Viaggio. O veículo elegeu o Estado como um dos dez destinos de sonhos possíveis no mundo, por conta de aspectos como belezas naturais, miscigenação da população e riqueza cultural.



    Na página dedicada à Bahia (http://www.easyviaggio.com/brasile/salvador-da-bahia), o site descreve as características peculiares de pontos turísticos como o Pelourinho, a boemia no Rio Vermelho, assim como as belezas da Ilha de Itaparica e Praia do Forte. Os aspectos étnico-afros das cidades de Santo Amaro e Cachoeira também foram ressaltados no texto.

    Um outro capítulo que o site aborda é a capoeira, que cada vez mais tem atraído a atenção dos estrangeiros de todos os cantos do mundo.

    Para o secretário de Turismo da Bahia e futuro presidente da Bahiatursa, Domingos Leonelli, reportagens como a do Easy Viaggio reforçam a imagem do Estado no exterior e despertam nos estrangeiros a vontade de conhecer os atrativos existentes em solo baiano.

    Leonelli disse ainda que a Bahia vai implementar um audacioso plano de atração de visitantes estrangeiros, pois o Brasil estará em evidência nos próximos cinco anos com os dois principais eventos do calendário esportivo internacional que são a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.

    A Itália é o terceiro maior emissor de visitantes estrangeiros para a Bahia, atrás apenas dos Estados Unidos e da França. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), cerca de 60 mil italianos estiveram em solo baiano em 2008.

    Um dos destinos mais procurados é Porto Seguro, que possui um voo charter semanal para Milão, da Air Italy, com escala em Salvador. “A frequência transporta mais de 200 passageiros para a Boa Terra todas as semanas. Além disso, há alguns voos de conexão com a companhia aérea TAP, de Portugal”, destaca a diretora de Relações Internacionais da Bahiatursa, Rosana França.

    Fonte: Assessoria de Comunicação da Setur Bahia

    ResponderExcluir
  4. Só para esclarecer: o ano em que o autor se refere é 1997, em que foi publicado o artigo no jornal A TARDE.

    ResponderExcluir
  5. Gente vou fugir do assunto mas..... quando alguém vai tomar uma providencia quanto a colocação do modulo policial no local do ponto de ônibus na esquina da rua da Escola Medalha Milagrosa??,não sei quem planeja onde se deve colocar esses módulos, acredito ser algum ENGENHEIRO da prefeitura, pelo amor de Deus estamos arriscando a vida passando pela rua já que o modulo cobre o passeio em toda sua extensão,a ironia é maior quando se fala que é um modulo de policia , encarregada de proteger o cidadão! ,as aulas na escola começam no dia 03.02.15 e ai??? as crianças vão enfrentar isso tb??

    ResponderExcluir