Origem do nome Rio Vermelho segundo o historiador Cid Teixeira

Texto do professor e historiador Cid Teixeira o mais respeitado da Bahia, sobre a origem dos nomes dos bairros de Salvador:

No caso do Rio Vermelho, há a considerar o seguinte: “camarajibe”. “Camarajibe” é um nome que foi transformado pelo uso popular em “camurujipe”. “Camarajibe” é rio dos camarás. Quem conhece camarás aqui? Ninguém mais conhece, todo mundo é do asfalto. É uma florzinha vermelha, abundantíssima, antigamente tinha demais aí, na cidade.

Rio das florzinhas vermelhas, rio vermelho, daí nasce o nome do rio que foi propriedade da casa de Ibiza. Propriedade de Manoel Inácio da Cunha Menezes, que ganhou de sesmaria a terra que vai dali, da Mariquita até a sede de praia do Bahia, daí para dentro, a mesma coisa. Morou numa casa que eu ainda conheci e aqui, aqui ninguém conheceu, todo mundo é menino. Foi durante muito tempo sede do Aeroclube da Bahia, depois foi demolida e agora fizeram lá, aquela coisa. Ali estava a sesmaria de Manoel Inácio da Cunha Menezes do Rio Vermelho.

Leia mais de 200 postagens sobre a História do Rio Vermelho.

Origem do nome Rio Vermelho segundo o historiador Cid Teixeira

Postar um comentário

7 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. È isso aí Carmela.
    O Professor Cid Teixeira, morou aqui no Rio Vermelho, se não me engano na ladeira do Papagaio.
    Muito Bom

    Um abraço
    Maneca

    ResponderExcluir
  2. Professor Cid é realmente um grande historiador, foi meu professor . Ele morou ali no Morro do Bom Conselho, uma vez me disse que se mudou por causa do calor apesar da bela vista que se tem do mar.

    ResponderExcluir
  3. Esse blog é cultura,adorei não sabia.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da explicação histórica sobre a origem do Rio Vermelho. Consultar o professor Cid Teixeira sobre as facetas históricas da Bahia é beber numa fonte inesgotável de conhecimento e sabedoria. Tive o privilégio de ser seu aluno no Colégio Estadual Manoel Devoto. Certa vez ele me disse, lá pelos idos da década de 60 que não demoraria muito para que as pessoas somente conhecesse as galinhas por fotografia. Já chegamos lá e faz um tempinho.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante eu não sabia a origem do nome do bairro.

    ResponderExcluir
  6. Bem esclarecedor. E pensar que corre por aí uma versão bem menos interessante e romântica. Alguns já me repetiram essa história: a origem do nome Rio Vermelho era porque aqui tinha um matadouro de gado e o sangue(arg!) escorria pelo rio do canal, deixando a água avermelhada. Ô imaginação desse povo!

    ResponderExcluir
  7. Este é o diferencial do blog, sempre fundamentado pela verdadeira história e verdadeiros historiadores.

    Parabéns

    ResponderExcluir