Memória do Rio Vermelho

Por Jorge Ramos

Eis dois registros históricos, de um tempo em que o Rio Vermelho era elegante e "aristocrático". Certamente também era bem mais limpo e organizado do que é hoje, quando reina a esculhambação das pessoas e comerciantes que fazem o que querem e, do outro lado, o descaso e a incompetência do poder público.

Servem para demonstrar como o Rio Vermelho era uma bucólica parte de nossa querida Salvador. E também lembrar de um tempo em que tomar banho na Praia de Santana era uma atividade recreativa e saudável e o bairro tinha até coreto.
São dois registros da Revista carioca "O Malho", publicados em fevereiro e março de 1928.

No primeiro, um grupo alegre de rapazes delicia-se nas águas (então) limpas da praia de Santana. Que tempo bom, quando a praia podia ser frequentada! Hoje é um pardieiro imundo e perigoso. Na foto abaixo, uma imagem também rara. Um barco alemão, de passagem para a Terra do Fogo, ancorado nas imediações da Rampa do Mercado (naquele tempo, o prédio era Alfândega), tendo ao fundo o Elevador da Conceição, antes da construção da segunda torre e de se tornar "Elevador Lacerda", tal como o conhecemos hoje.
Na segunda foto, um grupo de "senhorinhas" posando no coreto (!) do bairro, algumas segurando exemplares da Revista Cinearte, dedicada à arte cinematográfica.

Fica o desafio: alguém que descenda de alguma família antiga, radicada no bairro àquela época (83 anos atrás...), localizar algum avô ou avó entre esses jovens que tiveram a ventura de viver num tempo em que o Rio Vermelho era risonho e belo !

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns Jorge Ramos,nos agracie com muito mais.

    Nós precisamos disso, o culto e a veneração à história sem distorções ou má interpretações.

    Parabéns a Srª Carmela pela iniciativa deste blog que une cidadãos em busca de um convívio melhor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao blog e parabéns a Jorge Ramos pelas belas e históricas fotos da rapaziada do Rio Vermelho anos 20. Gosto de acessar o Blog do Rio Vermelho porque é diversificado, me distrai, me recorda, me informa, me instrui e me emociona.

    ResponderExcluir
  3. Valeu Jorginho, obrigada pela colaboração. Adorei a foto dos rapazes com roupas de banho na praia de Santana. Deve ter sido muto bom mesmo morar no Rio Vermelho nesse tempo.

    ResponderExcluir