Praça de Santana - Tá bonito isso?

Praça de Santana - Tá bonito isso?
A Praça de Santana é um dos pontos mais movimentados do bairro. Um dos atrativos do local é sem dúvida o tabuleiro de acarajé de Dinha, que já faleceu, mas continua mantido por suas filhas e sobrinhas. No entorno funcionam bares e restaurantes e um comércio informal que à noite se espalha por toda a extensão. A Limpurb diariamente varre e lava a praça, mas boa parte do lixo, tampinhas, canudos plásticos, papel, copos plásticos e uma série de outros resíduos, entram nas canaletas que ficam ao redor da Igreja, Vejam a quantidade de sujeira que sai de dentro dessas canaletas quando chove forte. Outra parte desse lixo é lançado na Praia de Santana, e vai para o mar onde levará séculos para se decompor. Está certo isso? Será que a Prefeitura não deveria tomar providência?

Postar um comentário

9 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É Carmela, aí já vai também a educação e conscientização popular,as quais já relatamos várias vezes aqui mesmo.
    Os próprios funcionários, não todos, já presenciei jogando as sobras dos pratos diretamente no chão... falta educação neles e também no seus proprietários que permitem que aconteça, mais com certeza vamos conseguir mudar isso, não pode ficar como está, assim nunca vamos ter esse problema caótico aqui no bairro resolvido e pior, desembocando para a praia...
    Fico a perguntar, será que não tem como melhorar estes serviços????... por exemplo, os garçons muitos deles tem aquele avental, pronto, as tampinhas já não precisam ir pro chão, as guardavam no próprio e depois era só descartar no lixo, simplesmente isso, será que é impossível fazer uma coisa dessa????? outra coisa, a questão dos recipientes para lixo, é simples, se colocaria algumas unidades dividindo entre algumas mesas, ou metros quadrados, como fosse, o importante é que teríamos um lugar certo para despositar os nossos próprios restos de comidas, sobras de quitutes, latinhas e tudo mais, só isso, nada mais...agora é claro que não podiam deixar transbordar de lixo até cair no chão..depois dizem que eu falo muito, não é, fico indignado com essas atitudes de pessoas que com certeza não fazem isso em casa, então porque fazer na rua???? nos lugares públicos, é um absurdo, essa é a educação que vão passar pros filhos????...como ia dizendo, sim, se você senta, consome e descarta o lixo no lugar adequado, levando para isso algumas horas, não vai ser o suficiente para juntar bichos nem derramar devido a quantidade, o garçon passou viu que estava cheio, pronto, lacrava, tirava, lavava suas mãos, recolocaria outro saco e pronto, facililtaria até mesmo para o establecimento a questão do lixo, mais limpo e organizado, quando deixam tudo pro final, é o que acontece, todos cansados, não estão nem aí se tá vazando ou não, se mela ou não, querem adiantar para ir pra casa e como diz Datena, "essa é a grande realidade". É o que digo, tem ações que não dependem de orgãos nenhum, é só ter mais cosnciencia e educação com organização e respeito e amor ao bairro, afinal de contas é dele que eles tiram seus sustentos, pagam funcionários, etc...é ou não é????

    Por hoje é só....bom começo de samana pra todos

    ResponderExcluir
  2. Parabenizo João pelo seu lúcido comentário. Falou e disse!

    ResponderExcluir
  3. João, eu já vou diretamente contra os comerciantes da área que deveriam ser os responsáveis por manter o local limpo . Bares e mesmo quém tem permissão para manter barraca para venda de quitutes baianos. Posso ser exagerado , mas sugiro um convite à todos os comerciantes , sem excessão de privilegiados, para uma reunião afim de tratarmos do assunto. Um dos problemas, também é a educação do povo. A presença dessa gente , precisa ser controlada e fiscalizada e isso compete à quem ocupa e comercializa no local , é responsabilidade deles. Até agora só têm se interessado em ganhar dinheiro e deixar a sujeira por nossa conta, pois somos nós , todos nós, que pagamos os serviços !!! É ou não é ? Uma situação como essa provoca a nossa indignação !...

    ResponderExcluir
  4. Sarnelli, concordo tbm com essa reunião, ao meu ver ja era pra ter acontecido há muito mais tempo, vou comentar com Loli para ver a possibilidade de fazermos juntamente com o Fórum, AMARV, proprietários de bares e restaurantes.
    Com a proximidade do verão e fim de ano, teria que ser pra "ontem" rsrsr. Os senhores devem conhecer aquele "telegrama falado, cômico", qualquer coisa assim, realizados por atores em pleno local público ou até mesmo privado, baseado na vida da pessoa escolhida a ser homenageada.
    Pois bem, imaginem só a situação do Largo de Santana lotado de gente e esses atores viriam para "dar uma aula", digamos assim, de boas condutas, educação, respeito aos próximos e organização??? isso mesmo, eles se caracterizam e recebem um dossiê dessa pessoa para realizar seu trabalho a partir das informações sobre esta pessoa, constrangendo-a na base da brincadeira,ou seja, a pessoa aí seria a vida noturna no Rio Vermelho e eles iriam fazer justamente em cima dessa situação...seria cômico pra muitos, constrangedor para os maus educados,com certeza iria chamar atenção de muitos, sendo que muitos deles, todos seria impossível, se concientizariam das boas condutas, sendo a principal neste caso em particular, o descarte do lixo...
    Quanto à reunião, se definiria a colocação dos cestos ou outras soluções a serem tomadas.

    Abraços e boa chuva pra todos rsrsrs..

    ResponderExcluir
  5. Meus amigos, vá por mim, fazer reunião é a pior alternativa que possa existir se o propósito é debelar esse problema. Desculpe a expressão jocosa, mas, os comerciantes estão cagando e andando para as nossas reclamações. Estes, só se abalam se sofrerem na carne o boticão da dor! E, o único e exclusivo lugar que os mesmos sentem dor, é no "BOLSO". Multa neles !

    ResponderExcluir
  6. E quem vai multá-los?????
    Se esperar pelos orgãos, morreremos e nada de multa.
    Tem outra coisa, a depender da multa eles também vão "cagar e andar",desculpem também pela expressão, visto o valor cobrado ou então vão se contentar com a mesma e o bairro continuará com a mesma imundice.

    POR MIM TEM REUNIÃO,só não terá sucesso se os proprietários não quiserem colaborar.

    ResponderExcluir
  7. João, a Limpurb já fez um trabalho junto aos comerciantes da área, mas pelo que estamos vendo não resolveu muita coisa. A informação, inclusive publicada no Blog é de que a primeira ação seria educativa e a segunda punitiva. Infelizmente estamos presenciando uma administração onde muito se fala e pouco se faz, essa é a verdade nua e crua.

    ResponderExcluir