Grupo Germen SSA

Grupo Germen SSA
O que é o GERMEN? É uma Organização Ambientalista não-governamental reconhecida de utilidade pública por leis estadual e municipal, sem fins lucrativos, que se dedica a defesa da natureza e a luta pela necessária harmonia entre o desenvolvimento da sociedade e o equilíbrio do meio ambiente. Para se juntar a nós nessa luta, basta você entrar em contato conosco.

Desde sua fundação, em 17 de agosto de 1981, o GERMEN promoveu diversos encontros e seminários, discutindo vários temas, em defesa da melhoria da qualiddade de vida. Já foram realizadas pelo GERMEN diversas ações em Salvador (Campanha Abaeté-Abaeterna; Movimento pela melhoria do Projeto Orla; Campanha Não Passe ao Largo, luta em prol da preservação e restauração do bairro do Rio Vermelho; Movimento em Defesa do Parque São Bartolomeu; Participação no projeto para o Parque Metropolitano de Pituaçu; diversas ações e manifestações em favor do Jardim Zoológico, da limpeza das praias, do Parque da Cidade, em defesa do patrimônio natural e edificado; etc.) e outras regiões do Estado da Bahia (Projeto Baía de Camamu; Parque Nacional da Chapada Diamantina; Projeto Casa das Marisqueiras de Alcobaça-Ba; bem como as “questões indígenas” e “afro-brasileiras”.).

Em janeiro de 1990 o GERMEN elaborou o Projeto Baía de Todos os Santos: Diagnóstico Ambiental e Subsídios para o Gerenciamento, visando uma tomada de consciência da população pela recuperação ambiental e despoluição da Baía de Todos os Santos.

Nesse entendimento, estão sendo desenvolvidadas pelo GERMEN projetos e campanhas como o Salve o Saveiro, Ilha do Medo, Combate a Pesca Predatória com Explosivos, Jornal Baía de Todos, Saneamento Ambiental da Baía de Todos os Santos, Ver de Trem, Educação Ambiental não Formal e outras ações.

Rua Ignácio Accioly, 26 - Pelourinho
Salvador - Ba CEP-40.025-100
Tel: (071) 322-1114 Tel/Fax: (071) 321-3968
Utilidade Pública - Lei Estadual 5033/89
C.G.C. No. 13.890.595/0001-40

Por Pino

JUSTIÇA SEJA FEITA, se não fosse o GERMEM talvez a igrejinha de Santana não estivesse em pé, já que ela foi dada pela Igreja Católica de bandeja à Prefeitura para que fosse demolida (Em troca a Prefeitura liberou a construção da igreja nova sobre o Forte do Rio Vermelho). Dizia-se na época que a igrejinha atrapalhava o tráfego. Pois bem, o GERMEM mobilizou a cidade para evitar a derrubada da igreja, depois, outras personalidades engrossaram a luta e a igrejinha foi salva.

Outra coisa que a GERMEM criou foi a AMARV (Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho), só que um grupo de moradores do bairro se organizou e derrotou a chapa do GERMEM assumindo a direção da entidade.

Postar um comentário

14 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Não entendi esta postagem. Estamos sendo convocados a que ?

    ResponderExcluir
  2. só uma foto historica, visitei a casa do germen no pelourinho, o grupo nasceu na defesa da igrejinha da dinha. não é interessante? faremos um forum lá sobre mobilidade

    ResponderExcluir
  3. Só uma observação a Igrejinha e de Santana e não de Dinha. O que é da finada Dinha é o tabuleiro de acarajé. Vamos devagar porque o andor é de barro!

    ResponderExcluir
  4. É que é preciso, amigo Wagner, colocar os pontos nos "iis", nome é largo de Santana, e não largo de Dinha, embora esse último esteja prevalecendo.

    ResponderExcluir
  5. AGORA, JUSTIÇA SEJA FEITA, se não fosse o GERMEM talvez a igrejinha de Santana não estivesse em pé, já que ela foi dada pela Igreja Católica de bandeja à Prefeitura para que fosse demolida (Em troca a Prefeitura liberou a construção da igreja nova sobre o Forte do Rio Vermelho). Dizia-se na época que a igrejinha atrapalhava o tráfego. Pois bem, o GERMEM mobilizou a cidade para evitar a derrubada da igreja, depois, outras personalidades engrossaram a luta e a igrejinha foi salva.
    Outra coisa que a GERMEM criou foi a AMARV (Associação dos Moradores e Amigos do Rio Vermelho), só que um grupo de moradores do bairro se organizou e derrotou a chapa do GERMEM assumindo a direção da entidade.

    ResponderExcluir
  6. Pino, diante da sua sabedoria "Rio Vermelhense", vamos assim chamar, não seria aí um dos locais mais adequados para ser sede da AMARV????? mesmo que só pra reuniões????
    Temos cursos, fórum, aula de capoeira, etc...

    Abraços....

    ResponderExcluir
  7. a historia da amarv ,não conheço muito bem, mas sei que eles depois fizeram trabalho no suburbio ferroviario com o verdetrem, conheci eles na campanha do eu quero vlt em salvador.

    ResponderExcluir
  8. Alguem sabe quem foi o autor desse cartaz? Está parecendo o traço de Carybé.

    ResponderExcluir
  9. Respondendo a João sobre se a igrejinha não poderia ser sede da AMARV.
    Eu acho que a intenção do GERMEM era essa, mas agora ali funciona o Centro Social Amilcar Marques que é presidido por D. Arilda e o imóvel voltou (não sei como, mas voltou) para a mão da Arquidiocese, e vai ser muito difícil esse pessoal ceder para funcionar ali a sede da AMARV.

    ResponderExcluir
  10. Ali tem grande potencial.. afinal? ia demolir e fica com dois espaços? (Pyter)

    ResponderExcluir