Bonitas e abandonadas

A Praia do Buracão é uma das mais baladas do bairro e atrai tanto moradores como visitantes, mas apesar disso, não está livre dos problemas que afetam as outras duas: Santana e da Paciência. Falta limpeza, caixas coletoras e atenção por parte dos poderes públicos que não estão nem a para a cidade. Na paciência um esgoto que a Embasa garante ser água potável, emporcalha a areia gerando uma série de insetos, além de exalar um fedor insuportável.

Bonitas e abandonadas

Em Santana nem se fala, a sujeira já se tornou crônica. Por mais que a Prefeitura tenha se comprometido a dar atenção com a realização de mutirões periódicos, nada se concretiza. Além disso, tem um esgoto bem no centro da praia por onde escorre toda a água que vem da chuva, além de uma grande quantidade de água com sabão e urina que é lançada diariamente com a lavagem da Praça de Santana pela Limpurb, o que já foi mostrado várias vezes nesse Blog.

Bonitas e abandonadas

Tudo isso sem falar da sujeira produzidas pelos próprios pescadores, que deveriam zelar pelo local onde tiram o pão de cada dia e da matilha que faz tempo se apossou da praia. Por essas motivos, mesmo sendo um local privilegiado com água calma e quentinha, não se pode usufruir com um belo mergulho, porque a água é imprópria para o banho e a areia contaminada com as fezes dos cachorros e todo tipo de porcaria.

Bonitas e abandonadas

No Buracão, um local paradisíaco, falta tudo, a começar pela limpeza que não é feita com regularidade necessária, apesar do verão atrair para o local um grande número de banhistas. Não existem caixas coletoras e muita gente sem educação deixa os resíduos do que consomem na areia. Também, falta fiscalização e estrutura. Com a derrubada da barraca que existia no local, os frequentadores ficaram sem opção de consumo. A única coisa que restou, conforme argumentam foi o aluguel de cadeiras, mas quase ninguém se arrisca a pedir uma bebida ou mesmo um coco, porque não tem água para se lavar os copos e as mãos, ampliando as possibilidades de se pegar uma bactéria e uma infecção intestinal. De acordo com frequentadores da praia os ambulantes espremem frutas para fazer roscas, pegam dinheiro, e não tem lugar onde lavar as mãos. Todo mundo sabe que esse é uma hábito de higiene básico para se evitar uma série de doenças.

Uma falta de higiene que incomoda os frequentadores do bairro e os inúmeros turistas que costuma aparecer no Buracão. Argumentam os banhistas que não são contra os ambulantes, mas já que a Prefeitura acabou com as barracas, deveria proporcionar um mínimo de infraestrutura para esse comercio, afinal, comer e beber na praia jé é um habito dos baianos incorporado pelos visitantes.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. obrigado por divulgar e reivindicar melhorias nas praias do nosso bairro,em especial a praia do buracão.

    ResponderExcluir
  2. obrigado pela atenção e pelo cuidado com nossas praias,espero que a prefeitura e o governo estadual cuidem das nossas praias.

    ResponderExcluir