Tatti Moreno fará esculturas de Jorge Amado e Zélia Gattai

Sentados em um banco ao lado da Igreja de Sant’Ana, olhando diretamente para o mar, estarão imortalizados Jorge Amado e Zélia Gattai juntos com o cachorro de estimação do casal.
O projeto pertence às homenagens do centenário de Jorge Amado e foi proposta pela Comissão de Moradores do Rio Vermelho. O artista responsável pelas esculturas será Tatti Moreno, exigência dos próprios netos de Jorge.

Postar um comentário

10 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Esse é um antigo desejo de moradores, Ricardo ex-presidente da Amarva já havia me falado sobre essa proposta, tamara que seja mesmo concretizada.

    ResponderExcluir
  2. Nada contra Jorge Amado, ao contrário, tudo a favor dele que foi um dos mais ilustres moradores que o bairro já teve, mas ele ficará sentado num lugar que nunca frequentou.

    ResponderExcluir
  3. Bem que poderia ficar no cercado do padre assim aquilo poderá virar praça de verdade e até com visitação turística como a que há em Itapuã a de Vinicius de Moraes...no largo de santana misturado ao burbirinho dos botecos, imaginem o povo querendo tirar fotos da escultura com aquele inferno bombado que acontece semanalmente...

    ResponderExcluir
  4. ELE PODE NÃO TER FICADO SENTADO NAQU7ELE LOCAL,MAS QUEM TEM CORAGEM DE DIZER QUE ELE NÃO ELEVOU O NOME DO BAIRRO?SEMPRE FALAVA DO RIO VERMELHO.

    ResponderExcluir
  5. Outra ideia seria colocá-lo ali na quadra da Paciência, pois existe a proposta de fazer-se ali a Praça dos Artistas, aí poderia colocar-se tambem Caymmi, Caribé, Pasquale de Chírico e outros artistas que moraram no bairro.

    ResponderExcluir
  6. Isso aê, ventilar idéias, prefiro a segunda proposta de Pino.
    Só não esquecer que o Museu de Iemanjá que também consta no projeto não é uma boa idéia. Ali na, hoje quadra, não deve haver nenhuma construção que impeça a contemplação da paisagem. Precisamos como já foi dito neste blog, facilitar a comunicação das construções urbanística com a paisagem local.

    ResponderExcluir
  7. Museu de Iemanjá deve existir sim mas em um dos casarões abandonados que tem no bairro nas proximidades da casa de culto.

    ResponderExcluir
  8. Vinícios de Morais, pelo que se sabe, também não ficava sentado no local onde colocaram a sua estatua em Itapoã e muito menos Noel Rosa ficava no local onde colocaram sua estátua em Vila Isabel. A ideia, pelo que entendi, é imortalizar os dois escritores no bairro onde eles moraram por mais de 30 anos. E, sem dúvida, o local mais emblemático do bairro para uma homenagem ao escritor na passagem do seu centenário, no próximo mês de agosto.Além do mais ,Jorge Amado também teve uma participação importante na mobilização para impedir a demolição da igrejinha de Sant`Anna.

    ResponderExcluir
  9. Na comemoração dos 99 anos de Jorge Amado tive a honra de fazer uma estatueta em biscuit (porcelana fria) com 15 cm de altura, que decorou o bolo.
    Rita Biscuit

    ResponderExcluir