O que dá prá rir da prá chorar

Dentro de pouco tempo essa área verde será extinta descaracterizando ainda mais o bairro

O bonito casario será destruído para das lugar a duas torres e um hotel cinco estrelas, dizem que isso é o progresso 

As casas com varandas e jardins ficarão apenas na memória. e nas fotografias mostrando que o bairro já foi assim 

Agora é mesmo prá valer, a Orderbrecht. começa a construir nos próximos meses, no terreno de 17 mil metros quadrados onde funcionou a maternidade Nita Costa, duas torres e um hotel cinco estrelas, confirmando notícia antecipada há alguns meses pelo Blog. Algumas casas próximas ou terreno também foram compradas, praticamente acabando com o bonito casario do local. 

Na semana passada, um prestador de serviço da construtora,iniciou um trabalho de prospecção social no bairro, buscando identificar projetos sociais para ajudar. Algumas entidades foram procuradas e pelo que o Blog apurou, gostaram da ideia, mais do que isso, estão festejando a intervenção como “ sinal de progresso”. 

Para o Blog do Rio Vermelho essa é mais intervenção que trará serias consequências ao bairro e a cidade aumentando ainda mais os engarrafamentos além da extinção de uma das poucas áreas verdes que ainda restam. 

Nada contra a comstrutora que está no seu direito de perseguir o lucro, mas tudo contra a falta de responsabilidade dos governos que estão entregando literalmente a cidade as grandes empreiteiras, acabando com as áreas públicas. 

O terreno em questão ficou abandonado por décadas até chegar ao ponto de passar para o setor privado, ou melhor, para aqueles que hoje estão mandando realmente na cidade. 

De acordo com relato de antigos moradores, esse terreno pertencia a um português que morava no Morro do Bom Conselho, onde hoje funciona um Covento e a Escola Hercília Moreira. Dizem que ele não teve filhos e por essa razão resolveu doar o terreno para que fossa dada qualquer destinação voltada para crianças. E foi assim que durante muitos anos funcionou no local a maternidade Nita Costa, até ser desativada.. 

Abandonado. o prédio entrou em ruínas e foi ocupado por mendigos e moradores de rua, razão pela qual acabou demolido pela Conder, se não me falha a memória. no governo de Waldir Pires.. Algumas propostas chegaram a ser apresentadas por moradores e entidades do bairro, para transformar o local em centro cultural, mas como sempre, apesar das promessas dos candidatos, a exemplo do atual prefeito, que recebeu o projeto e até se deu ao trabalho de elogiar, foi esquecido em uma gaveta qualquer, intencionalmente ou por desleixo, isso não se sabe. O fato é que o terreno acabou gerando uma ação na justiça e pelo visto foi concluída com a compra pela Orderbrecht. 

Infelizmente estamos vivendo um tempo em que se aceita tudo com uma resignação preocupante. Por mais que os defensores do tal progresso dourem a pílula enumerando vantagens para o bairro, não precisa ser Mãe Dina para prever o que vai acontecer no futuro próximo ao outrora aprazível bairro do Rio Vermelho.
Tópicos:

Postar um comentário

3 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Carmela, nós que somos de origem italiana, compreendemos o dito " tutto il mondo é paese " ,mas para os que não conseguem entender o conteúdo da frase, esclareço que quer dizer que é tudo o mesmo em todos os lugares. Vou fazer a mesma pergunta que me fez o Paulo Chilazzi, antigo morador do Parque ( todos os anos ele vem ao Rio Vermelho )referindo-se à situação na Suiça , depois da abertura das fronteiras. Se o negócio não melhorar, para onde é que eu vou ? Só que nós sabemos que não vai melhorar coisa alguma...

    E tomem nota: ninguém me tira da cabeça de que o terreno da Ceasinha do Rio Vermelho está condenado a ir parar nas mãos das construtoras. É uma jóia rara , para servir apenas como centro de abasteciento ! Me convençam do contrário !...

    E mais estradas para sempre mais veículos ? E transporte público de qualidade que faça as pessoas deixaren os seu veículos pessoais em casa, tirando-os do trânsito. Quem vai responder à essa pergunta ?

    Sim, e antes que eu me esqueça : não se fala mais do nosso centimetrozinho ? Leiam metr^zinho !

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Sarnelli bom dia, a todos também.
    Eu só me preocupo como será que vai ficar o trânsito aqui no bairro, será que irão intervir de alguma forma para desafogá-lo?????
    Acho que a Engenharia de tráfego deveria se fazer presente quando uma obra desse porte for realizada em qualquer lugar, principalmente aqui no bairro, já temos o que temos...imagina só como vai ser???? Como foi colocado na reportagem, eles tem que seguir o progresso, lucros, etc..só que paralelamente, o Governo (será que existe?)tem que agir o mais rápido possível, em se tratando de preservação das áreas e mobilidade urbana.
    A especulação imobiliária aliada aos interesses políticos, resultam nisso.

    Abraços e bom fim de semana pra todos.

    ResponderExcluir
  3. Paulo chilazi Bom dia a todos .Estas partes deveriam se transformar em parimonio historico,como a igreja, o verde esta desaparicendo ate os passaros os micos estao vindo a cidade para encontrar alimentos porque nao tem mais nada tudo destruido.

    ResponderExcluir