Avanços e desafios

Avanços e desafios
O aparato policial do bairro foi reforçado com novas viaturas e motos
 O ano vai chegando ao final e infelizmente podemos dizer que os principais problemas do bairro continuam sem solução. Entretanto, muito se avançou em termos de articulações entre as entidades e instituições que assumiram uma postura de cooperação, como há muito tempo não se via no Rio Vermelho. Amarv, Colônia de Pesca Z1, Associação dos Moradores do Barro Vermelho, Conselho Social de Segurança, 12ªCIPM, Sétima Delegacia e outros parceiros que surgiram a exemplo do Teatro Sitorne e de algumas escolas na rede municipal, atuando em harmonia possibilitaram algumas ações interessantes no bairro.

 De concreto consideramos que houve melhoria no policiamento do bairro, que além do aumento de efetivo, a 12ª CIMP passou a contar com novas viaturas e motos. Também voltou a oferecer os cursos de inclusão digital e idioma estrangeiro para pessoas carentes. A Amarv com presença mais atuante no bairro juntamente com a Colônia de Pesca Z1 conseguiu realizar mutirões de limpeza nas praias  e a retirada do esgoto que escorria há décadas na parte do fundo da Casa do Peso, emporcalhando toda a areia. Conseguiu-se uma faixa de pedestre em frente à Igreja de Sant`Anna, foi realizado debate com os principais prefeituráveis, relançou o Jornal do Rio Vermelho, de ótima qualidade e deu apoio para a realização  do Projeto Territórios Criativos, assinou representação ao Ministério Público pela preservação da área verde do Morro do Conselho e encaminhou dezenas de oficios aos órgãos públicos reivindicando ações no bairro. Não podemos deixar de ressaltar o apoio da vereadora Aladilce.

 O Rio Vermelho também foi escolhido para a implantação de um projeto que reúne educação, arte e cultura com o objetivo de firmar parceria entre a sociedade civil e as escolas públicas, que culminou com um evento realizado no dia 15 de dezembro com plantio em canteiros, pinturas de painéis, ioga para crianças, oficina de jogos, apresentações artísticas de dança de salão, afro e pop rock gospel, contação de história, criação de brinquedos. 

 Encerrando o ano com chave de ouro tivemos a inauguração do monumento de Zélia e Jorge Amado, no Largo de Sant`Anna em homenagem ao centenário de escritor, que deu uma visibilidade ainda maior para o bairro. Nessa homenagem é preciso dar credito a Ricardo, ex-presidente da Amarv, que mais do que  idealizador foi um batalhador para conseguir a sua concretização. 

 Em 2013 a luta continua porque é preciso melhorar muito a qualidade de vida no bairro. Temos problemas sérios a exemplo da cratera da Paciência. Outro problema que prejudica muito o aspecto do Rio Vermelho  é a  grade enferrujada ao lado da Igreja de Sant`Anna e a Mariquita que ninguém sabe dizer se o projeto idealizado vai ser efetivado ou será dada outra solução para a área, que está bastante degradada . A recém-criada Secretária da Ordem Pública precisa ser acionada para acabar com os estacionamentos nos passeios e calçadões, requalificar o calçadão da Praia de Santana e entorno da Casa do Peso, acabar com os lixões produzidos pelos bares e restaurantes e a  ocupação desordenada do Largo de Sant`Anna, onde os comerciantes avançam cada vez mais com suas mesas e cadeira inviabilizando o acesso dos pedestres, disciplinar o comércio ambulante irregular, entre outros. Mas para isso, além de mobilização da comunidade em apoio à Amarv é preciso que o prefeito que vai assumir o comando da cidade a partir de primeiro de janeiro, cumpra o compromisso que assumiu durante o debate, quando disse que teria um olhar diferenciado para o bairro.

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. QUE SUCESSO ESSA PARCERIA DOS MORADORES DO RIO VERMELHO COM Aladilce e a PMBA!!!! parabéns as associações pelas ótimas parcerias, adoro!!!!

    ResponderExcluir