Estão esperando acontecer uma tragédia para tomar providências

Estão esperando acontecer uma tragédia para tomar providências Sai prefeito, entra prefeito e o esqueleto desse prédio no Parque Cruz Aguar permanece desafiando as administrações. Os ferros das vigas estão todos enferrujados e pedaços começam a despencar. Enquanto não acontecer uma tragédia nada será feito.

Postar um comentário

13 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Mas isto é uma VERGONHA MESMO!!!
    É por isto que sou favorável ao poder de decisão e a independencia financeira dos bairros de acordo com a importância que ele exerce para a Capital. É muita grana nas mãos de um único prefeito!
    Cadê a droga do Ministério Público?
    O esqueleto deste prédio abandonado vai desabar sobre as casas residencias. Quando essa tragédia anunciada acontecer (Deus queira que não), pois a estrutura abandonada põe em risco a incolumidade das vidas dos moradores do local, aí sim: Os (...) vão tomar as providencias que o caso exige com a máxima URGENCIA.
    Finalmente,quais são os órgaõs responsável pela demolição desta M...?

    ResponderExcluir
  2. Eu conheço bem de perto esse problema, pois moro na rua Feira de Santana . Quando cheguei aqui, o espaço que o esqueleto do prédio ocupa, eram ,apenas,dois lotes de terrenos baldios ...Durante o tempo que se passou, a cidade cresceu, a população aumentou e a quantidade de veículos cresceu demasiadamente. Junto com a questão do prédio, é preciso resolver também aquela da ocupação comercial do bairro, que nasceu residencial e hoje está invadido por uma enorme quantidade de empresas ( com que facilidade a prefeitura liberou alvarás !!! ) que atraem muito movimento para o espaço, inclusive e principalmente, veículos de todos os tipos, que são estacionados sobre os passeios e até mesmo no meio das ruas , nos casos de caminhões de fornecedores , de cerveja ,,principalmente ) fazendo com que os transeuntes sejam obrigados a usarem o asfalto nas suas movimentações. A rua Feira de Santana é a mais sacrificada do bairro. Nela, de um lado, se estacionam veículos e no resto que fica, há duas mãos de trânsito ! É, é isso mesmo. Duas mãos de trânsito em meia faixa do asfalto ! É preciso , portanto ,um planejamento completo para que também a circulação de veículos seja organizada e restituída à população a tranquilidade e segurança que não tem durante os dias de semana quando todas as empresas funcionam normalmente e o Parque Cruz Aguiar é tomado por uma imensa quantidade de veículos. Nele funcionam restaurantes , principalmente à noite, escola de decoração, produtoras de vídeo e até universidade.! Não se trata apenas de derrubar a estrutura não. Na hipótese de que ela seja derrubada, o que se colocará ali ? Se atrairá mais movimento para uma rua que não tem mais que 300 ( trezentos ) metros e conta apenas com meia pista , para o trânsito nos dois sentidos ?
    Já passou mesmo da hora de a prefeitura olhar por esse, bairro , penalizado por ela própria , durante várias gestões , transformando-o na bagunça que é hoje , não apenas de dia como à noite !

    ResponderExcluir
  3. Sr. Sarnelli, salvo engano, o esqueleto desse prédio está implantado nos Lotes 6 e 7 da Quadra “V” do Loteamento Parque Cruz Aguiar. Digo isto porque tenho uma cópia da planta do loteamento.

    Há uma pergunta que merece resposta precisa das Autoridades Municipais que é a seguinte:

    - Será que o proprietário deste “touro do sertão” da Rua Feira de Santana vem pagando o IPTU rigorosamente em dia ou, devido ao débito acumulado na DIVIDA ATIVA, o imóvel já não pertence mais ao proprietário porque já foi a leilão?

    O esqueleto está condenado e não há mais que se falar em PRÉDIO e sim TERRENOS ABANDONADOS. Ora, no nosso atual sistema, os terrenos tem que cumprir a sua função social. Terrenos que não cumprem com a sua função social BABAU!!!

    Para maiores detalhes, veja o que diz o Desembargador e Professor da USP nesta matéria divulgada através deste link:

    http://www.conjur.com.br/2009-jan-04/funcao_social_abandono_imoveis_urbanos

    ResponderExcluir



  4. Sr, Tito,
    esta é a terceira vez que redijo uma resposta , mas não sei porque, ao final, simplesmente o texto desaparece sem que toque numa só tecla. - JÁ CANSEI ! A rigor, a estrutura deveria ser da prefeitura , pois , acredito que há décadas que não paga IPTU...Mas a questão é muito mais complicada porque não basta derrubar o “ touro do sertão” e colocar outra atividade no seu lugar. Ela tem a ver com o bairro, principalmente , com a sua parte baixa, que a prefeitura , por haver liberado indiscriminadamente alvarás, encheu de comércios e atividades outras . Temos aqui uma universidade, uma academia, uma escola de decoração e uma variedade de estabelecimentos ,notadamente restaurantes que funcionam à noite, alguns com música ao vivo , principalmente, e, por isso , temos movimento durante 24 horas. A Rua Feira de Santana ( onde moro ) é a mais sacrificada de todas , pois tem estacionamento de um lado e o que resta da pista , fica para o tráfego nos dois sentidos, o que provoca muitas situações e discussões... Nesta rua, não cabe mais, nada como de resto em toda a parte baixa do bairro ! Por aqui circulam veículos de todos os tipos , inclusive aqueles que abastecem os restaurantes, principalmente de cerveja. Circulam também os que fogem do congestionamento da Cons.Pedro Luiz ( Rua Feira de Santana ,que liga diretamente com a Lucaia , e aqueles que buscam um atalho para a rua do canal da Embasa ( não sei o nome ). O que o Parque precisa, não é apenas a derrubada da estrutura, e, sim, um projeto que revitalize a área como um todo , disciplinando as atividades , a circulação de veículos , o estacionamento , pois tudo isto que temos aqui atrai mais gente e mais veículos...A prefeitura precisa olhar para o Parque Cruz Aguiar, há muito tempo abandonado, como um bairro inteiro e não apenas para aquela estrutura que, por culpa dela própria está aí. Acho que edifício daquele porte não poderia ter sido construído aqui, mas usaram o artifício de três andares para a rua Feira de Santana e mais três pela Rua Conquista, que é paralela a F.d Santana . Se não for focado por esse ângulo, a questão do Parque não será resolvida. Seria melhor não mexer na casa de marimbondos!
    Muitas sugestões têm sido dadas por pessoas que conhecem o assunto apenas superficialmente e só por fotografia. Realmente, é uma vergonha ,mas eu posso informar que, entre a minha residência e a estrutura , existe apenas um imóvel onde funciona um centro Espírita. Quer dizer , certo ou errado, eu posso me manifestar porque convivo com o assunto .
    Não é o que eu quero mas, dos males os menores. Acho melhor só mexerem no Parque quando estiverem dispostos a “ virar a mesa “ e fiscalizar com rigor e critério, principalmente , tudo o que funciona, o que pode continuar , e o que acontece por aqui. Só para citar mais uma curiosidade, consideremos assim, a própria prefeitura mantém aqui, na rua Itabuna, com fundos para a Feira de Santana, onde parte dos seus veículos estacionam, uma repartição da área de saúde !..

    ResponderExcluir
  5. Quando uma viga dessa cair na cabeça de uma pessoa ou sobre um automóvel ai a solução vai aparecer logo.

    ResponderExcluir
  6. Realmente é uma situação complicada para quem reside aí. O Loteamento é antigo (1966) as Ruas são estreitas (+ ou - 7 metros de largura. Quem planejou jamais poderia imaginar a quantidade de veículos que temos hoje nas nossas garagens (muitas vezes bloqueadas por outros veículos). Como se não bastasse centenas de outros veículos,procedentes de outros bairros, se deslocam para cá diariamente atraídos pelos estabelecimentos comerciais. Com isso os logradouros e passeios ficam obstados. A Rua Feria de Santana, por exemplo, realmente deveria ser via de mão única e não dupla. É um absurdo mesmo.Como disse o compositor Belchior, "O novo sempre vem" e neste caso o "novo" veio para piorar. A AMARV deveria intervir nesta questão apresentando uma alternativa capaz de amenizar os sofrimentos. Quanto ao esqueleto do prédio não restará dúvida que tem que ser demolido, isto aí é fato incontroverso. Já o barulho do som em volume alto nas madrugadas, infelizmente, este setor da SUCOM não passa de um grande cabide de empregos!

    ResponderExcluir
  7. Não, felizmente não houve danos materiais nem pessoais . O fato não chamou àtenção de ninguém,,,

    ResponderExcluir
  8. Bom dia ! Também fui moradora da rua Feira de Santana muitos anos ... a casa da esquina , antigo nº40 - hoje transformada num "monstro da arquitetura" , era do meu pai ... há 48 anos isso está aí, abraçando problemas de natureza diversas. Já houve de tudo na estrutura . Concordo com o Tito quando ele diz :

    "É por isto que sou favorável ao poder de decisão e a independencia financeira dos bairros de acordo com a importância que ele exerce para a Capital. É muita grana nas mãos de um único prefeito!"


    ResponderExcluir
  9. Bom dia Luiza Ribeiro!
    Querida, infelizmente não tenho a planta da Rua Tamoios. Fico te devendo.Me perdoe pelo atraso no retorno da informação.Fico feliz por você ter o mesmo pensamento com relação ao controle do nosso dinheiro público que é muito concentrado nas mãos de único prefeito. Sem dúvidas, isto dá margem a uma série de absurdos.

    ResponderExcluir