Você sabia que o povoado do Rio Vermelho começou por causa da invasão Holandesa?

De acordo com registros históricos, o povoado do Rio Vermelho começou por causa da invasão Holandesa em maio de 1624, quando uma esquadra flamenga, composta por 26 naus e um efetivo de 3.400 homens, atacou e invadiu Salvador, aprisionando o governador Diogo de Mendonça Furtado e outras autoridades. O bispo Dom Marcos Teixeira conseguiu se safar e fugir para a aldeia Espirito Santo, atual Abrantes. Logo depois investido no cargo de Capitão Mor, voltaria para organizar a resistência e instalou-se no Morro do Conselho, com um grupo de refugiados, por ser um local com boa visão para a Baia de Todos os Santos. Se naquela época o Morro serviu de lugar estratégico para defender a cidade dos invasores, hoje não tem ninguém para defende-lo da invasão dos grandes empreendimentos imobiliários, ao contrário, os que poderiam fazer alguma coisa para preservar o pouco que resta de área verde, consideram a ocupação inevitável, dizem que é o progresso que chegou ao bairro.

povoado do Rio Vermelho começou por causa da invasão Holandesa em maio de 1624povoado do Rio Vermelho começou por causa da invasão Holandesa em maio de 1624

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. gostei muito do relato histórico, quero colocá-lo em meu blog, vcs autorizam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Genario, cite e transcreva o conteúdo do Blog do Rio Vermelho a sua vontade, pedimos a gentileza de citar a fonte.

      No nosso menu superior em "Sobre o bairro" você encontrará um marcador denominado de "A história", clique nele e desfrute de tudo que já foi publicado no Blog do Rio Vermelho sobre a história do bairro, existem referências curiosas e interessantes.

      Lembre-se, o Blog do Rio Vermelho foi e é feito por moradores do bairro e da cidade, participe, envie novas matérias, divulgue este canal de comunicação, dessa forma seremos mais fortes e mais visíveis na resolução de nossas demandas e na admiração de nosso bairro.

      Excluir