Câmeras já monitoram ruas do Rio Vermelho

O Rio Vermelho já conta com um sistema de Vídeomonitoramento Urbano de Segurança Pública monitorando várias ruas do bairro 24h. O programa que deve ser ampliado, nesta primeira fase conta com 10 câmeras de longo alcance, sendo que as primeiras foram instaladas na Mariquita, Largo de Sant`Anna, Av Juracy Magalhães , Rua Rodrigo Argolo,( no Morro das Vivendas) Conselheiro Pedro Luiz ( saída da Rua Ilhéus) e na Osvaldo Cruz , as demais devem ser instaladas nos próximos meses. O Blog teve acesso à central de monitoramento que funciona na 12ª CIPM, na Rua Ilhéus e constatou a eficiência do serviço. O policial que acompanha nas telas o movimento das câmeras visualiza perfeitamente tudo que acontece nas áreas monitoradas.

De acordo com o major André, comandante da 12ª CIPM, com esse sistema, o policiamento do bairro que já conta com 10 novas viaturas e motos ganha mais eficiência permitindo inclusive atuar preventivamente em várias situações. Com a Câmera da Juracy Magalhães, por exemplo, é possível monitora a avenida e toda a Rua do Canal.

Câmeras já monitoram ruas do Rio VermelhoCâmeras já monitoram ruas do Rio Vermelho Câmeras já monitoram ruas do Rio VermelhoCâmeras já monitoram ruas do Rio Vermelho

Mais segurança


Câmeras já monitoram ruas do Rio VermelhoNa última segunda-feira o Major André participou de uma reunião a convite da Associação dos Moradores do Alto do São Gonçalo, para conhecer o sistema que a Associação está articulando juntamente com os moradores para o monitoramento por meio de Câmeras de todo São Gonçalo e das ruas Almirante Barroso, Alexandre Gusmão, Lydio Mesquita e o trecho da Paciência, que vai da Lydio Mesquita até a subida da Almirante Barroso. O Comandante achou a iniciativa pertinente e o projeto muito bem elaborado. Segundo ele, tudo que vier para contribuir com a melhoria da segurança do bairro é bem recebido. “Até porque não temos condição de estar em todos os lugares ao mesmo tempo”, assinalou. Adiantou que quando o sistema estiver em funcionamento, se for disponibilizada a senha será possível ser acessado pela central instalada na 12ªCIPM.

Com relação às queixas de constantes roubos e assalto nesse trecho do bairro, disse que no mês de agosto foram registradas quatro ocorrências, entre essas a do Hotel Zank e da Boate San Sebastian. Segundo ele, é importante que as ocorrências sejam registradas para que a polícia planeje as ações. “ Só reclamar não é suficiente, precisamos dos registros. Qualquer tipo de ocorrência tem que se registrada. A polícia precisa ter ideia do horário, de como o roubo ou assalto é feito, para definir uma atuação técnica. Essa justificativa de dizer que registrar a ocorrência não adianta, adianta sim. O que não adianta é relato sem registro”, assinalou.

Postar um comentário

12 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Boa noticia, mas particularmente acho que a insegurança está muito relacionada às condições sócias. Salvador é uma cidade muito pobre, com inúmeras carências e isso contribui para aumentar os índices de violência. Como bem disse o Major, a policia não pode estar ao mesmo tempo em todos os cantos.

    ResponderExcluir
  2. Por favor coloquem uma camera na rua euricles de matos, é uma rua com alto indice de roubo e uma rota de fuga consagrada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sheila é preciso orientar as pessoas a registrarem as ocorrências na 12ª CIPM. Somente com os dados oficiais eles podem traçar uma estratégia de ação, inclusive a definição de instalar câmera.

      Excluir
    2. Ai na região tem Dona Sônia que é do Conselho Social de Segurança, fala com ela para fazer um abaixo- assinado solicitando a instalação de uma câmera na área.

      Excluir
    3. Major PM André Ricardo - Comandante da 12ª CIPMsexta-feira, 13 de setembro de 2013 às 12:58:00 BRT

      Esclarecendo: as pessoas devem registrar as ocorrências na 7ª Delegacia Territorial, que fica no Morro do Conselho. Nós da 12ª Companhia Independente trabalhamos em parceria com a Delegacia, que nos fornece dos dados das ocorrências diariamente.

      Excluir
    4. Valeu Major André, obrigada pelo esclarecimento.

      Excluir
  3. A polícia atua na consequência e os governos tem a obrigação de atuar nas causas, mas o que se vê é uma inercia total.

    ResponderExcluir
  4. Estou acessando o Blog pela primeira vez, gostei muito. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. É necessário que o cidadão ao registrar uma queixa seja tratado com respeito e atenção pelo agente policial. Infelizmente na maioria das vezes acontece o contrário e aí, Major, todos evitam ir a uma delegacia prestar queixa, mesmo quando assaltado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem uma ouvidoria no Estado onde essas denuncias sobre atendimento inadequado podem ser feitas. Precisamos cada vez mais utilizar essas ferramentas.

      Excluir
  6. Pino, você disse tudo! Outro dia a minha filha foi assaltada por dois brutamontes que levaram tudo. Fomos à 7ª Delegacia para prestar queixa e ficamos até assustados com o tratamento Vapt "VIP". Aquilo lá parece mais um resquício do DOI-CODI dos tempos da ditadura.

    A iniciativa das câmeras foi simplesmente maravilhosa. Agora essa bandidagem que atuam nesses locais vão ter o seu Big Brother especial! Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. E aí você você que foi registrar uma queixa de roubo termina se envolvendo com a ouvidoria numa denúncia que não vai dar em nada, porque vai ser sua palavra contra a do agente policial. Em resumo, enquanto não houver mudança da atitude dos agentes policiais não haverá solução. Por mais boa vontade do Major. Infelizmente.

    ResponderExcluir