Obras nas ruas, artistas reclamam do descaso II

Obras nas ruas, artistas reclamam do descaso
Sarnelli reclama do descaso com as obras de rua 
Por Sarnelli

Com referência a postagem a que se refere o título acima, desse Blog, é comum em Salvador o que está acontecendo agora, depois do que  considero uma tragédia como a ocorrida com o monumento de autoria do artista plástico Mario Cravo Junior, que, pelo menos sem nenhuma explicação até agora, pegou fogo no último domingo, destruindo parcialmente uma obra que já dura 31 anos no local, em homenagem a Clériston Andrade e seus companheiros de campanha mortos em um acidente de helicóptero.

O autor da obra, Mario Cravo Jr. se queixa, e com toda a razão, de descaso das autoridades, certamente que da falta de manutenção do patrimônio da cidade e, juntamente com ele, a também artista plástica Eliana Kertész, autora das famosas gordinhas de Ondina, faz o mesmo tipo de queixa. Não é novidade alguma que todos os monumentos e outros patrimônios da cidade foram relegados ao abandono total. Há anos que venho mantendo contato com a Fundação Gregório de Matos (cansei) reclamando a manutenção de obras de grande valor que representam um patrimônio público de grande, artístico e histórico, depredado e nunca cuidado. Sem entrar em detalhes, vou citar apenas o monumento ao Barão do Rio Branco, em São Pedro, que está necessitando, há muito tempo, de, pelo menos, uma boa escovada com algum detergente, coisa simples, em toda a sua base de granito e um trato na imagem.

A falta de cuidado ou descaso, termo usados pelos artistas, vai ao ponto de que ninguém sabe explicar, até hoje, o sumiço do busto do Almirante Tamandaré, Patrono da Marinha Brasileira (provavelmente roubado e transformado em fumaça de crack), que ficava no Largo do Farol da Barra e parece que ninguém se importa com isso! Eu me importo e cobro! Até agora, apenas Mario Cravo Jr. se manifestou lamentando o ocorrido com uma das suas obras e Eliana Kertesz, e, agora, eu, como cidadão e ainda descendente de um dos maiores escultores que já passou pela cidade de Salvador. Para quem não sabe, sou Neto de Pasquale De Chirico. Para que não se surpreendam, informo que estou com quase 83 anos.

O escultor e professor da antiga Escola de Belas Artes da Bahia, que faleceu no dia 31 de março de 1943, foi o autor de monumentos como aquele a Castro Alves, um cartão postal de Salvador, da estátua de Thomé de Souza , que todos aqui sabem onde está , aliás, são duas, do Remorso , que está no pátio da Escola de Belas Artes da Ufba no Canela, bem em frente à porta principal da sede , do Christo da Barra, do monumento ao Visconde de Cayru, do monumento a D.Pedro IIº, do busto a Don Pedro Fernando Sardinha na Praça da Sé, do busto do General Labatut e mais cerca de 12 obras na antiga faculdade de Medicina da Bahia, a mais antiga do Brasil, e muitos outros trabalhos de porte, enfim, a relação é grande. PASQUALE DE CHIRICO, não se sabe por qual motivo, foi relegado ao esquecimento, mas as suas obras estão aí (também abandonadas) pelas nossas praças para lembrar que ele passou por aqui e a minha queixa, como neto do autor, é a mesma. Não obstante, por uma questão de coerência, tenho defendido o nosso patrimônio como um todo, independente de quem foi ou não o autor. Todos os monumentos e outros patrimônios de Salvador estiveram até hoje, e continuam, relegados ao mais penoso abandono. Até parece que o negócio é instalar e fazer a inauguração para sair na foto histórica!...

Espero que o acidente com o monumento de autoria do artista plástico Mario Cravo Junior desperte as autoridades para este importante aspecto da administração pública e que seja dado a ele a atenção que merece. No entanto, lamento que a cidade e tudo o que há nela (elevadores, por exemplo) como um todo, continue sendo degradado e sofro ao ver que nem a esperança, que é a última quer morre promete algo de bom. Agora, vamos gastar uma nova grana para recuperar a obra. Tudo bem. Ela precisa mesmo ser recuperada, não pode ser perdida e a ocasião é propícia para que se aprenda a lição. Vamos colocar a Fundação Gregório de Matos para trabalhar...

Rio Vermelho, 23.10.2013
Salvador, Bahia, Brasil

Bartolo Sarnelli
Neto de Pasquale De Chirico.

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A maior obra de arte de todo o universo é o nosso corpo humano. Não existe outra que se possa comparar. Se esta magnífica obra de arte criada por Deus é destruída num simples apertar de gatilho ou num atropelamento intencional, imaginem-se então aquelas outras criadas pelos “humanos” !
    Mas, apesar dessa dura realidade, sinta-se orgulhoso e privilegiado por ser neto de um dos pioneiros das artes na Bahia e no Brasil. O Mestre Pasquale é uma referencia e até hoje é citado em diversos trabalhos. Digo isto porque a minha filha fez Artes Plásticas e Design Gráfico na UFBA e conhece bem as suas estatuárias.
    Somos de uma Capital que se dá ao luxo de contar em seus espaços públicos com um conjunto maravilhoso de obras de grade valor artísticos. São valiosas esculturas espalhadas pela nossa cidade mas, infelizmente, vítimas do descaso, mal preservadas e até ignoradas pelo público, muitas vezes por falta de informação adequada sobre a obra. LAMENTÁVEL!
    Não estamos na Itália, França, Alemanha, Inglaterra, Grécia...
    Estamos em Salvador-Bahia-Brasil!

    ResponderExcluir