Corrigindo uma injustiça: Projeto de Lei propõe nome de Pasquale De Chirico para praça no Rio Vermelho

A vereadora Aladilce, deu entrada na Câmara a um Projeto de Lei,  denominando de Pasquale De Chirico, uma praça no Rio Vermelho. De Chirico, o escultor com o maior número de monumentos em praças e logradouros na capital baiana, ironicamente, não tem sequer um busto ou mesmo um nome de rua ou praça em sua homenagem. Visando corrigir essa injustiça, várias entidades do bairro, inclusive o Blog do Rio Vermelho, subscreveram um abaixo-assinado encaminhado à vereadora propondo a homenagem. O documento também foi entregue ao Secretário de Turismo e Cultura, Guilherme Belinttani.

Escultor, artista e professor, Pasquale De Chirico foi um morador pioneiro no Rio Vermelho. Ele nasceu em Venosa, cidade ao sul da Itália, em 14/04/1873, filho de Miguel Ângelo De Chirico e Donata Maria Rosina De Chirico . Descendente de uma família de artistas aprendeu desde cedo o ofício da escultura tendo ganho uma “bolza de studio” para cursar o Reale Instituto de Bellle Arti, em Nápoles, onde estudou com o mestre escultor Achille D’Orsi. 

Chegou ao Brasil em 1893, com 20 anos, morando por dez anos em São Paulo até vir para Salvador, onde viveu até o fim de sua vida, em uma casa construída em frente à Praia da Sereia no limite entre Ondina e Rio Vermelho, onde atualmente funciona o restaurante Sukiyaki 

Teve duas filhas, Emilia De Chirico e Cecília De Chirico, nascidas em Nápoles, Itália. Seu neto, Bartolo Sarnelli, ainda vivo, reside em Salvador, no bairro do Rio Vermelho, o mesmo escolhido para morar pelo seu ilustre avô. Pasquale ensinou na Escola de Belas Artes da Bahia de 1918 a 18 de março de 1932, quando toma posse como professor efetivo da cadeira de escultura, cargo que exerceu até agosto de 1942. Pasquale foi um professor extremamente ativo e uma figura importante da vida acadêmica e social da cidade, um artista atuante que não se limitou apenas ao âmbito da Academia.

O conjunto de sua obra mostra inúmeros trabalhos realizados de desenhos, esculturas, bustos e monumentos até arte cemiterial. Pasquale possui esculturas em vários logradouros públicos da cidade. A maioria das praças possui uma obra sua, como a conhecida estátua do Poeta Castro Alves, na praça no Centro Antigo de Salvador, O Cristo da Barra, o monumento ao Rio Branco, Conde dos Arcos, General Labatut (na Lapinha), Misael Tavares, Manoel da Nóbrega e a Índia, Tomé de Souza, entre outros (Pesquisa extraída do artigo de Salma Dias Almeida Sá).

Confira tudo que já foi publicado no Blog do Rio Vermelho sobre Pasquale De Chirico

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.