Largo de Sant`Anna já foi assim

O Largo de Sant`Anna quando foi inaugurado era assim. Na proposta original os bares utilizariam apenas os espaços delimitados para as mesas e cadeiras, deixando o restante da área para circulação, exposições e outras manifestações artísticas e culturais.

Largo de Sant`Anna já foi assimLargo de Sant`Anna já foi assim

Postar um comentário

4 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. E não faz tanto tempo assim!!! Lamentável o que essa grande praça de alimentação fez com o bucólico largo. E o pior, que assistimos a tudo e nada podemos fazer, a não ser lamentar, como está acontecendo com a praia do Buracão que provavelmente nesse verão será de sombra no seu melhor trecho, logo no início da tarde.

    ResponderExcluir
  2. Muito mais bonito do que é hoje, ambiente mais limpo, sem cadeiras dos bares, mais espaços para o cidadão e turista sentar na praça e prosear. Para mim hj a melhor praça que temos no Rio Vermelho é a da Rua Fonte do Boi, apesar de as vezes está suja, e mendigos fazerem dos assentos cama, o lugar é ótimo para sentar e ficar resenhando com a brisa do mar ao rosto.

    Antônio Marcos - adv.antoniomarcos@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Foi a ganância dos comerciantes e a falta de fiscalização, como em tudo nesta cidade, que permitiu a apropriação do espaço sem que nada lhes acontecesse. O ponto , agora fixo , do acarajé é uma evidência . Comerciantes, colocando sempre mais mesas e, consequentemente , ocupando mais espaços, e vivendo do acarajé que ficou famoso no largo. Lembram-se que ali havia uma padaria na esquina, a do Elias , que depois se transferiu para outra loja no mesmo local, a Farmácia Santo Inácio do saudoso DR. Deocleciano, o médico dos pobre ? E ainda havia uma loja de aves e rações para os mesmos...Acabou tudo e se transformou em bares ! Nada melhor do que um acarajé bem quentinho, mesmo que seja preciso pegar uma fila e ser servido por favor e com uma tremenda indiferença, com uma loirinha da marca que você não deseja, mas geladinha e na sombra que os prédios do largo proporcionam à tarde, a partir de uma certa hora. A foto, para mim, é relativamente recente. Ali , mais ou menos em frente onde está o Barbitúrico ( exatamente ali funcionou a Farmácia Sto. Inácio ), havia uma bela amendoeira e era ali mesmo que se instalavam as quermesses nas festas do Rio Vermelho..O engraçado é que o acarajé fez todo mundo mudar de ramo...

    ResponderExcluir
  4. Ocupar o espaço público é bom! agora retribuir à comunidade não! Porque nossos donos de bares, boates, restaurantes academias e etc não dão sua retribuição pelos transtornos que causam na nossa cidade? Pq não adotam um praça do nosso bairro? Pq não reformam/restauram nossas obras de arte?... Só sabem lucrar, lucrar e lucrar e o Poder Público o que faz? Nada, permanece calado como sempre foi, a mão forte do Estado no Brasil, e em especial na nossa cidade, foi cortada. Que pena!!! repito o que já disse aqui: há momentos em que tenho a imensa tristeza de me declarar baiano e soteropolitano, não pelas muitas pessoas honestas, justas e trabalhadoras de nossa cidade, nem pelo encanto de sua beleza natural (Quem tem um litoral que nem o nosso? Com certeza é de dar inveja), mas pelas gestões que se seguem que não enfrentam os problemas estruturantes de nossa cidade (o que fazem são apenas pequenos remendos - que uma hora ou outra terminará rasgando de novo) e pelos poucos que só querem tirar proveito. Só para reforçar, ontem escrevi num comentário aqui no blog que deveria se proibir o estacionamento em frente ao largo de Sant'Ana, a fim de possibilitar que a obra de arte de Jorge e Zélia tivesse uma visibilidade maior, e para a minha surpresa, eis que passo pela praça hj e vejo que há uma placa justamente proibido estacionar no local onde tinha feito a sugestão, mas a minha surpresa não foi essa, foi de ver a placa toda pichada, como se nela não houvesse uma informação. Vandalismo praticado provavelmente pelos taxistas que fazem ponto naquele local, pois são os principais interessados. Triste!

    Antônio Marcos - adv.antoniomarcos@yahoo.com.br

    Antônio Marcos

    ResponderExcluir