Comunidade do Alto de São Gonçalo pede mais atenção do poder público. Estacionamentos irregulares e assaltos tiram o sossego dos moradores

Comunidade do Alto de São Gonçalo pede mais atenção do poder público. Estacionamentos irregulares e assaltos tiram o sossego dos moradores
Carros estacionados nos dois sentidos da rua
Comunidade do Alto de São Gonçalo pede mais atenção do poder público. Estacionamentos irregulares e assaltos tiram o sossego dos moradores
Assaltos na ladeira da Almirante Barroso 
 Por Susana Hamilton 

A comunidade do Alto de São Gonçalo do Rio Vermelho realizará audiência pública, na próxima segunda-feira (04/11), às 19h, no salão do edifício Bahia Bella, na rua Almirante Barroso, nº 248, Rio Vermelho. Além de moradores locais, o evento contará com a presença de representantes da Associação de Moradores e Amigos do Rio Vermelho (Amarv) e do Conselho Comunitário Social e de Segurança do Rio Vermelho e Ondina.

A iniciativa tem como objetivo a discussão e o encaminhamento de soluções para problemas como o estacionamento indevido de carros na rua, com comprometimento da mobilidade nas vias públicas; escalada crescente de assaltos na área e outras questões que vêm se agravando no Alto de São Gonçalo, ameaçando a qualidade de vida dos seus moradores.

Com o título Paz no Alto de São Gonçalo, a audiência foi requerida pelo vereador de Salvador Everaldo Augusto, a pedido de moradores da área, e contará com a participação de representantes da Transalvador, Sucom e Secretaria de Segurança Pública da Bahia. Também estarão presentes, os edis Aladilce Souza e Marcell Moraes. Os vereadores Suica e Cláudio Tinoco foram convidados, mas ainda não confirmaram presença.

O Alto de São Gonçalo experimentou um considerável aumento de sua população nos últimos 10 anos, com consequente incremento do fluxo de veículos. Como não há fiscalização da Transalvador na área, os condutores estacionam os seus veículos de forma desordenada, obstruindo parcialmente as vias públicas e impedindo o trânsito de veículos de maior porte, como ambulâncias, caminhões de lixo e carro de bombeiros, além de causar grande transtorno à população local.

Durante a audiência, os moradores vão requerer oficialmente a intervenção urgente da Transalvador, no sentido de sinalizar a rua com indicação de espaço para estacionamento e fiscalizar o seu cumprimento. Há uma grande expectativa no encaminhamento de soluções para o problema, uma vez que, por inúmeras vezes, a comissão de moradores reivindicou a presença do órgão na área e foi informada de que não havia agentes para realizar o trabalho.

Além disso, o outrora pacato lugar tem sido palco de constantes assaltos, não só a moradores e passantes, mas também a estabelecimentos comerciais, como ilustram as recentes ocorrências no Zank Boutique Hotel e no Cien Fuegos. A população local pretende reivindicar a instalação na localidade de algumas das câmeras monitoradas pela PM que estão sendo distribuídas pelo bairro.

Postar um comentário

19 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Ótima iniciativa. Poderiam inserir na pauta da reunião a poluição sonora ocasionada, pela Pousada Zank e o Terreiro de matriz africana, são shows com banda ao vivo com equipamento sonoro pesadíssimo e tambores rufando e fogos de artifícios rompendo as madrugadas respectivamente. Apesar de inúmeras denúncias continuam incomodando os moradores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hildo. Durante a audiencia, voce pode se inscrever para falar e propor os seus pontos. A audiencia é livre e a ideia é que todos exponham a sua opinião.

      Excluir
  2. Há também um problema sério na Cardeal da Silva, acesso dos moradores ao Centro. Uma escola instalada no local paralisa uma das duas pistas da via (que é de mão dupla) duas vezes por dia para que os pais possam buscar os filhos na escola. É um incrível absurdo e contraria qualquer lei, mas não entendo como continua a acontecer apesar de várias reclamações. Deve ser "gente quente".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão Lilian é mesmo um absurdo, não consigo entender como a prefeitura autoriza uma escola em um local tão inadequado.

      Excluir
    2. Um absurdo: foi João Henriique ainda que autorizou o funcionamento dessa escola, que, segundo me informaram, é de alguém da relação dele. Já contei nove agentes da Transalvador trabalhando para organizar o caos que essa escola provoca em todo o entorno. Enquanto isso, a prefeitura alega não ter um agente sequer da Transalvador para fisccalizar o colapso total do trânsito na rua Almirante Barroso, no Alto de São Gonçalo.

      Excluir
  3. Hildo, rapaz, essa questão dos fogos soltados nas madrugadas pelos macumbeiros de Salvador deveria ter uma ação mais enérgica. Isto é uma falta de respeito.É uma tremenda agressão ao corpo humano e, se é uma agressão e os poderes públicos não tomam nenhuma providência, então, neste caso, temos todo o direito de reagir e partir também para a agressão porque ninguém é FDP para acordar assustados nas madrugadas. Quando ao som alto, te aconselho a comprar umas enormes bombas de São João e soltar bem dentro da casa deles. Ninguem suporta mais a falta de educação e a falta de ação dos poderes públicos. Essa tal SUCOM parece mais um SUCO de jiló sem açúcar, pois não serve para nada!
    Será que São Gonçalo é também um santo do barulho?

    ResponderExcluir
  4. Muito importante essa mobilização dos moradores do São Gonçalo. Parabéns

    ResponderExcluir
  5. Essa questão do estacionamento dos veículos nas Ruas de Salvador é grave. Muito grave. Conforme noticiado pela TV Bahia, a cada 2 minutos um novo automóvel é emplacado em Salvador. Ora, em sendo assim, onde é que os proprietários, a maioria sem garagem, vão estacionar todos esses veículos nessas nossas apertadas Ruas?
    A não ser que a população inicie um movimento no sentido de fazer com que as montadoras brasileiras fabriquem os novos veículos do tipo TRANSFORMERS para serem estacionados também na vertical, ocupando menos espaço.

    ResponderExcluir
  6. Fiz reforma recente e paguei pelo contentor de entulho. Hoje, invadem, constroem, casas com três quatro pavimentos, são isentos do iptu e ainda jogam o entulho em via publica para o otário aqui pagar. Todos vizinhos do terreiro que pipoca as madrugadas. Essa pousada é outra aberração, também já reclamei a sucom e nada ate hoje mudou. E tudo isso é no rio vermelho, aquele bairro boêmio famoso e tão festejado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior Renan é quando mostramos essas distorções os infratores ainda reagem com agressividade, exatamente porque sabem que são protegidos pela falta de ação do poder público que permite essa bagunça que se instalou em toda a cidade.

      Excluir
  7. Tito você acertou, São Gonçalo era realmente um santo do barulho, tanto que sua imagem , que ficava numa igrejinha na entrada do Engelho Velho, devido à bagunça dos fieis na sua festa, foi transferida para a Igreja do Bonfim e, simplesmente deu origem à festa da Lavagem, pelo menos é o que afirma prof. Cid Teixeira que geralmente sabe o que está falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia disso, interessante essa informação. Mas certamente São Gonçalo deve gostar de festa e não de bagunça, não é Pino?

      Excluir
  8. E não é só essa escola que causa problema, muitas faculdades instalaram-se na Cardeal da Silva, inclusive a Católica , cujo Cardeal dá nome à avenida, sob o olhar complacente e conivente da prefeitura que distribuiu alvarás à rodo, inclusive para empreendimentos imobiliáiros sem levar em conta as peculariedades da mesma, sem falar nos estabelecimentos que funcionam sem alvará mesmo.

    ResponderExcluir
  9. O Rio Vermelho precisa de uma ação de ordenamento pelos orgãos públicos urgente! Na área do Parque Cruz Aguiar, tmabém sofremos com essa questão de carros estacionados indevidamente, principalmente por causa das faculdades ali próximas. Os alunos estacionam seus carros de qualquer maneira, não respeita quem mora no bairro. Também, na ladeira atrás da Prorural, além de não ter calçada para os pedestres, carros estacionam sobre elas. è um perigo porque a rua é bem estreita, carros sobem e descem e pedestres andam no meio da rua. Uma loucura!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prá funcionar não basta ordenar tem que fiscalizar. Andando pelo Rio Vermelho é comum encontrar carros estacionados nos passeios mesmo com as placas indicando local proibido, no Blog já publicamos várias fotos mostrando essa situação, além de outros trambolhos nos passeios que dificultam a circulação dos pedestres.

      Excluir
  10. Pino, quer dizer que o santo é do barulho mesmo! Atirei no que vi e matei o que não vi (rs)

    "SARAVÁ!"

    ResponderExcluir
  11. AINDA SOBRE SÃO GONÇALO.
    Se S. Gonçalo é do barulho não sei, mas seus devotos, sim. Imagine que o sucesso de S. Gonçalo no Bonfim foi tão grande que a irmandade de lá, por ciumeira proibiu a festa do santo na igreja. Ah, S. Gonçalo é padroeiro do Rio Vermelho, sendo Santana a padroeira.

    ResponderExcluir
  12. Eitcha bairro protegido! E nem assim estamos a salvo dos desmandos.

    ResponderExcluir
  13. É verdade, contra desmandos é difícil Santo dar jeito.

    ResponderExcluir