Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo

Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo
Vereadores Everaldo, Aladilce, Marcell e Tinôco 
“Vou colar no pé da Transalvador para dar resposta à reivindicação de normatização do espaço público no Alto do São Gonçalo”. Essa foi a promessa feita aos moradores pelo vereador Everaldo Augusto (PC do B) depois de lamentar a ausência do órgão municipal a audiência pública da Câmara de Salvador, proposta por ele, e realizada nesta segunda-feira(4), à noite, no salão do Edifício Bahia Bela, oportunidade em que foram discutidos e encaminhadas as principais reivindicações da comunidade.

Com o salão completamente lotado em plena segunda-feira à noite, os moradores deram uma demonstração de força e organização, trazendo para o bairro uma audiência pública com a presença de cinco vereadores: Everaldo Augusto( PC do B), Fabíola Mansur (PSB) Aladilce Souza (PC doB), Marcell Moraes(PV), Claudio Tinôco (DEM) e representantes dos órgãos públicos entre eles a delegada Jussara da 7ª Delegacia, o Comandante da 12ª CIPM, Major André, representante da Sucom Ana Kelle Almeida, subgerente de Fiscalização, presidente de Conselho Social de Segurança Eloysa Cabral, Marcos Falcão da Amarv, e representante da Secretária de Segurança Pública

Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo
Vereadora Fabíola, Marcos da Amarv e Ana Kelle da Sucom
Durante a audiência os moradores tiveram oportunidade de enumerar os problemas  que estão transformando uma das localidades mais pacatas do bairro, em um verdadeiro tormento, resultado da falta de fiscalização e ação dos poderes públicos. Susana Hamilton, expos os principais pontos da pauta de reivindicações e exibiu fotos mostrando o caos provocado na rua, com carros estacionados  nos dois lados da pista e até mesmo no centro, o que impede inclusive a saída e entrada de moradores nos edifícios

Mais uma vez a questão da insegurança foi colocada como prioritária com relatos de moradores vítimas de violência e queixas ao atendimento inadequado que é dado pela Sétima Delegacia aos cidadãos, quando procuram a unidade para notificar ocorrências. Bruno, sindico de um dos edifícios da área, contou que procurou a delegacia para informar sobre um procedimento suspeito no prédio, mas  ficou tão constrangido com o atendimento recebido que não pretende mais voltar.

Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo
Delegada Jussara 
A Delegada Jussara pediu desculpas alegando que esse não é o padrão de atendimento, mas reconheceu que muitas vezes o policial apresenta algum tipo de comportamento adverso em razão do estresse a que está submetido no dia a dia. Voltou a insistir que as  vítimas de qualquer tipo de violência devem registrar a ocorrência, argumentando que atitude permitirá uma ação direcionada por parte da 12ª CIPM, responsável pelo policiamento do Rio Vermelho/Ondina. 

O Major André falou sobre o esquema de segurança do bairro que segundo ele é feito com a ronda de viaturas e duas motos. Com relação as duplas de policias a pé, disse que está com problema devido ao número reduzido e que somente deve ser solucionado no próximo ano quando novos policiais serão recrutados. Ressaltou que só pode montar um esquema especial de policiamento com o registro das ocorrências. “ Se tenho o registro de uma rua com 10 ocorrências e outro com duas é claro que vou reforçar onde o número é maior “, exemplificou. Para ele o monitoramento por câmeras que já está sendo feito em alguns trechos da rua também contribuirá para melhorar a segurança . 

Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo
Comandante André e Eloysa Cabral 
Outros problemas foram levantados pelos moradores a exemplo da liberação de alvarás para atividades comercias,  sem um estudo de viabilidade e nem tampou de impacto de vizinhança, Isso tem contribuído muito para complicar ainda mais os transtornos da área com muitos carros estacionados desordenadamente, impedindo a passagem inclusive do caminhão de coleta de lixo. Também foi discutida uma solução para o Vagão, que no passado foi um dos pontos mais badalados do bairro e que encontra-se sucateado. De acordo com a proprietária existe um uma ação na Prefeitura que não anda e por isso ela pouco pode fazer para dar outra utilidade ao local a exemplo de um estacionamento.

Outra questão colocada foi em relação à sujeira e também os contêineres que o Zank Boutique Hotel. coloca na rua em frente e que   ficam cheios de lixo noite e dia causando transtornos, na medida em que a coleta é feita em dias alternados. Poda das árvores e melhor iluminação pública  também foram relacionados.

Todos os vereadores elogiaram a mobilização dos moradores e se comprometeram a encaminhar as reivindicações por meio de requerimentos aos órgãos públicos. Uma nova reunião será marcada posteriormente para avaliar os resultados.

Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São GonçaloVereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São GonçaloVereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São GonçaloVereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São GonçaloVereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São GonçaloVereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São GonçaloVereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo Vereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São GonçaloVereador diz que vai colar no pé da Transalvador para dar resposta às reivindicações dos moradores do Alto de São Gonçalo

Postar um comentário

8 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Parabéns pela cobertura ainda bem que o Rio Vermelho conta com esse Blog.

    ResponderExcluir
  2. Sucesso absoluto foi a presença maciça dos ELEITORES do São Gonçalo nesta reunião. Fiquem espertos, pois no próximo ano tem eleições!

    VEJA O QUE DIZ O FINAL DO TÓPICO

    "Todos os vereadores elogiaram a mobilização dos moradores e se comprometeram a encaminhar as reivindicações por meio de requerimentos aos órgãos públicos. (sic)."

    Quer dizer que os vereadores pretendem solucionar todos esses graves problemas apenas através da velha burocracia que sempre dá em absolutamente nada ?

    FICA A PERGUNTA NO AR: Quantos "São Gonçalos" existem em nossa cidade necessitando que o poder público cumpram essas mesmas reivindicações sem a burocracia ou a necessidade de requerimentos aos órgãos públicos ?

    CONTINUEM COBRANDO SE NÃO, NADA FEITO!


    ResponderExcluir
  3. É o que eu digo sempre: O estado prá cobrar tem a rapidez de um felino, prá resolver problemas move-se como um cágado. Vamos esperar sentados pelas soluções (em pé cansa).

    ResponderExcluir
  4. Estive na reunião e pode perceber que existe uma divergência grande entre os moradores em relação aos encaminhamentos, ficou claro na reunião a existência de dois grupos que não estão se entendendo muito bom, os mais antigos e os que chegaram mais recentemente com a construção dos novos prédios gerando conflito de interesses.

    ResponderExcluir
  5. A Delegada Jussara pediu desculpas alegando que esse não é o padrão de atendimento, mas reconheceu que muitas vezes o policial apresenta algum tipo de comportamento adverso em razão do estresse.
    Esta é uma normalidade e realidade nas delegacias. Temos o direito de registrar ocorrências e nos é tolhido. É frustrante chegar numa delegacia e não poder exercer o direito de cidadão.

    ResponderExcluir
  6. Olha Armando nós presenciamos o conflito na audiência, mas nosso entendimento é de que para resolver os problemas do bairro, que são muitos, é preciso somar e não dividir. As divergências no encaminhamento devem ser solucionados entre os grupos com diálogo. Nossa briga maior é com o poder público para que ele assuma suas responsabilidades, até porque,na maioria das vezes os problemas são criados pelo próprio poder público. Por exemplo, se não houvesse a liberação indiscriminada para a abertura de bares e restaurantes em uma rua sem as minimas condições de estacionamento, as pessoas não estariam cobrando solução. É preciso separar os problemas que são criados pelo poder público, por ação ou omissão e os que são criados pela falta de educação das pessoas a exemplo de levar os cachorros para passear e deixar o cocô nos passeios, que depende unica e exclusivamente de conscientização.

    ResponderExcluir
  7. É isso mesmo que Carmela falou, Armando. As desavenças ocorrem porque, em um passado recente, as reuniões aconteciam entre pequenos grupos e não conseguiam mobilizar a comunidade. Por conta da flata de comunicação, circulavam boatos indevidos e os que não participavam sentiam-se ameaçados. Estamos tentando construir um consenso, contemplando interesses comuns a todos os moradores. Estamos avançando, mas qualquer organização comunitária está sujeita a conflitos. O importante é que estamos acumulando força na nossa unidade e os conflitos tendem a serem dissolvidos no interesse comum. Em breve, anunciaremos a nossa próxima reunião.

    ResponderExcluir
  8. Até a presente data nada aconteceu no Alto do São Gonçalo, muita conversa fiada desses vereadores.

    ResponderExcluir