Se a prefeitura resolver mesmo o problema dos passeios vou até deixar de reclamar do valor do IPTU

Se a prefeitura resolver mesmo o problema dos passeios vou até deixar de reclamar do valor do IPTU Se a prefeitura resolver mesmo o problema dos passeios vou até deixar de reclamar do valor do IPTU Se a prefeitura resolver mesmo o problema dos passeios vou até deixar de reclamar do valor do IPTU Por Sarnelli

Agora que o Prefeito ACM Neto está demonstrando interesse em resolver um problema sério da cidade, confiando na sua determinação de fazer um bem à população, vou, a título de colaboração , parar de reclamar sobre o aumento exagerado do IPTU que não sei quanto é e se irei conseguir pagar, por uma casinha modesta como a minha, antiga, do tempo em que foi criado o Parque Cruz Aguiar, construída em série, a partir de um só projeto e, o pior, com materiais de péssima qualidade. Com o tempo fui reforçando aqui, ali e acolá... trabalho de formiguinha!

Hoje, o meu foco são os passeios de Salvador. Aproveitando a deixa que o Prefeito me proporciona, já que o assunto está em evidência e parece que, pelo menos espero, vai agir com rigor para resolver este problema crônico da cidade como um todo. Temos diversos tipos de passeios, pois acho que por falta de alguma regulamentação, quem teve que construir o fez do jeito que quis . Em pedras portuguesas, seguindo um modelo antigo, em concreto, em lajotas, apenas em argamassa de cimento e areia, enfim uma variedade de tipos, sem nenhuma padronização. O que piora a situação, é que cada um coloca o seu passeio no nível que bem entende, ocasionando diferenças de planos que provocam topadas e quedas, se a pessoa não perceber que, caminhando num plano, vai passar para outro, o que pode derrubá-la com consequências imprevisíveis ou melhor, comprovadas, como foi o caso da minha esposa que caíu, quebrou o pulso, num ponto da rua João Gomes, Rio Vermelho, justamente por ter pisado num buraco de um passeio , no momento de embarcar num transporte, em pedras portuguesas, que teve parte das suas pedras levantada pelas raízes de uma enorme "amendoeira" que presta serviços à população, sombreando o ponto de ônibus. Há também os passeios com pequenos declives arrampados ( e até escadinhas ) , visando a movimentação de alguma máquina , como acontece na Vasco da Gama. Enfim, poderia me estender , mas como é assunto de conhecimento geral e fácil de entender, passo apenas a demonstrar mais um probleminha ligado ao assunto , não sem lembrar, porém, que boa parte da população já está em idade avançada e outra parcela tem dificuldades de locomoção.

A prefeitura diz que o proprietário do imóvel é responsável pela manutenção do seu passeio mas há um porém . Sempre há ! Havendo uma árvore plantada no passeio a responsabilidade pela árvore é da prefeitura , já que ela é patrimônio da cidade. É ou não é ? Então, fica a pergunta. No caso, como é o lógico, de a árvore crescer e com o tempo as suas raízes danificarem o passeio , a responsabilidade pelo fato, é do dono do imóvel ou da prefeitura ? É o caso das três fotos que estou encaminhando ao blog , da mesma árvore , tomadas nesta segunda-feira (27) , de ângulos diferentes. Veja o estrago que as raízes provocaram no piso. E é assim por toda a cidade ! A da foto, está no Parque Cruz Aguiar ! Concluo relatando um fato. Fui obrigado a solicitar à prefeitura a derrubada de uma amendoeira que estava no meu passeio. Alta que era, proporcionava uma sombra maravilhosa sobre a minha casa , exatamente sobre o meu quarto que está de frente para o poente , mas as suas poderosas raízes ( apesar de a casa estar num nível mais alto de cerca de 60 centímetros - estimados ) já estavam dentro de casa , e uma delas tinha mais de três metros de comprimento . Como uma coisa remete a outra , sabemos que a cidade , de clima tropical e de verão eterno, necessita sempre de mais árvores. Foi uma pena , o sacrifício da minha amendoeira, mas foi necessário , embora saibamos que precisamos sempre de mais árvores... Vamos plantar mais árvores e cuidar delas e dos nossos passeios , ou seja, da população !...

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Sarnelli:
    Muito boa sua postagem que, no último parágrafo, reforça ainda mais a tese de Tito. O passeio é público, não faz parte do imóvel é obrigação do poder público a sua manutenção.

    ResponderExcluir