Aumento do IPTU vai parar na justiça e prefeito teme caos na cidade

Aumento do IPTU vai parar na justiça e prefeito teme caos na cidadeAumento do IPTU vai parar na justiça e prefeito teme caos na cidade

O OAB/Bahia ,a Federação das Associações das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia (FEMICRO) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) vão entrar com ação contra a cobrança do IPTU em Salvador. O Prefeito ACM Neto, que autorizou o aumento, já está temendo um caos na cidade caso a Justiça acate a reclamação, e adote a decisão de suspender a cobrança. Está previsto que tudo o que a Prefeitura arrecadar com IPTU deste ano, além de garantir o funcionamento da própria gestão, inclusive com pagamento dos servidores, será transformado em obras e intervenções na infraestrutura urbana da cidade, bem como melhorias nas áreas essenciais, a exemplo da saúde e da educação. O dinheiro do IPTU é, inclusive, a principal garantia do empréstimo que a Prefeitura vai tomar junto à Caixa Econômica Federal para viabilizar a principal obra física dessa administração na área da mobilidade e que terá início este ano: a construção do corredor exclusivo de BRT que vai ligar, na primeira etapa, a Estação da Lapa à região do Iguatemi. Sem o dinheiro do IPTU o planejamento estará inviabilizado.

Leia também: Uma fila para reclamar do IPTU
Tópicos:

Postar um comentário

5 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A minha decisão é a seguinte:
    Para ficar isento de IPTU eu vou abrir uma igrejinha na minha casa residencial porque, somente assim, me livro deste imposto de valor exorbitante.

    Essa minha decisão prende-se ao fato de que, no Brasil, as igrejas são isentas de IPTU.
    As igrejas são isentas de IPTU, mas as faculdades e estabelecimentos de ensino, NÃO!

    É obvio se afirmar que o Estado prefere mais formar religiosos do que graduar cidadãos em engenharia, medicina, direito, arquitetura, designers, administração, contabilidade...etc.

    Atualmente, em cada esquina de Salvador existe uma igreja cristã isentas de IPTU e com pastores enchendo o saco. Já não bastavam as igrejas Católicas e terreiros de candomblé e umbanda. Todas isentas de IPTU

    Diante da realidade faço o seguinte questionamento:

    Já que não cobram IPTU das igrejas, por que não isentam também os estabelecimentos de ensinos?
    Invertendo a pergunta:
    Já que cobram IPTU dos estabelecimentos de ensinos, por que não cobram também o IPTU dessas centenas de igrejas e terreiros de candomblés que faturam rios de dinheiro?
    Na minha opinião, comercializar religião é pior do que comercializar DROGAS porque religião também é atraso de vida!!! Não foi à toa que a inquisição foi a época mais atrasada da historia da humanidade!!!
    ACM Neto decretou a inquisição do IPTU somente para a classe média. Aqueles que invadem terrenos públicos e constroem suas “casas” na ilegalidade, estes sim: ESTÃO ISENTOS. Eu chamo isto de BOLSA IPTU.
    Agora, existe também a isenção da taxa de lixo e de entulho para os esbulhadores que são os invasores. Os invasores, quem mais emporcalham a cidade, agora também estão isentos da taxa de lixo e do entulho. É a chamada BOLSA DO LIXO que, da mesma forma que a anterior, não passa de programas eleitoreiros.

    A classe média, quem sustenta toda essa corja, tornou-se verdadeiros vassalos deste sistema ditatorial
    Ao isentar todos esses supracitados favorecidos, ACM Neto está comprando os seus votos. Não devemos nos esquecer que o ACM Neto veio de uma escola (avô) bem malandra!
    Por falar nisto, aproveito a oportunidade para fazer uma homenagem a classe média e aos empresários que estão sendo espoliados pela cobrança exorbitante do IPTU.
    Eu lhes dedico a velha mensagem eleitoreira do vovô:
    http://www.youtube.com/watch?v=sJMLzYZOjdY

    ResponderExcluir
  2. Apesar de ser contra a posição da OAB,respeito porem temos que admitir a falta de tato da OAB,pois
    todos nos sabemos que o IPTU,e o grande recurso da Prefeitura para viabilizar as prioridades de nossa
    cidade como,saúde,educação,creche e transporte,mas nós sabemos que a justiça e quem julga,para
    aqueles que pensam numa Salvador pronta para atender a sua população só cabe aguardar.

    ResponderExcluir
  3. Publicado no Bahia Notícias
    Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 - 14:00
    por Cláudia Cardozo

    Vereadora critica falta de apoio para show gospel

    A realização do Canta Salvador nesta sábado (8), em Salvador, quase foi inviabilizada por questões burocráticas. A vereadora de Salvador pelo PRB, Tia Eron, defende que garantiu a realização do show gospel. Segundo ela, a dificuldade em conseguir a autorização foi porque o evento “não tem cunho empresarial junto aos órgãos competentes”. Ela afirma que a produção do evento “precisa criar uma cultura junto aos órgãos competentes para eles se estabelecerem e não ficar passando apuros”. A vereadora diz ainda que interviu, porque não precisava ter “essa sangria desatada”, já que o evento foi apresentado à Prefeitura em nome da igreja Assembleia de Deus, e que, “enquanto igreja” e de “utilidade pública”, não pode sofrer tributação, é isenta de taxas e tem autorização dos órgãos competentes para realização. O evento precisava de autorização da Transalvador, da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) e da Limpurb, além de aval sobre viabilidade pública e os impactos que a produção poderia trazer para o trânsito da Paralela. Ela ainda defende que eventos do tipo entrem no Plano Municipal de Cultura. Para ser realizado, o evento ainda contou com o patrocínio do grupo Marcus França, do ramo de “marketing multinível”, e um dos nomes por detrás da Telexfree.

    ResponderExcluir
  4. tudo bem que o IPTU seja uma fonte de renda pra prefeitura viabilizar muitos projetos, mas venhamos e convenhamos aumentar de uma vez só as tarifas e declarar que é legitimo se assim for julgado ok fazer ok, mas temos o direito de questionar os cálculos destes tributos e esclarecer as taxas futuras que incidirão neste IPTU, como por ex. excluir a taxa de lixo daqueles que já estão isentos do IPTU, acho que todos devem pagar nem que os menos favorecidos paguem menos mas, tem que sentirem no bolso o peso da responsabilidade com a cidade, abs. valéria

    ResponderExcluir
  5. Pois é!
    Essa tal isenção para aqueles que vieram de outras bandas, invadiram e construíram na ilegalidade (golpe eleitoral) é um pontapé no nosso traseiro porque são eles que enfeiam a cidade com as suas casas horrorosas gerando favelas por todos os lados e emporcalham a cidade jogando lixo em qualquer lugar.

    Na minha opinião, deveriam isentar a classe média (que são aqueles uteis para a sociedade e quem realmente faz acontecer) e cobrar IPTU até dos presos que estão lá nas cadeias públicas sem pagar IPTU, sem pagar conta de água, esgoto, energia, alimentação, cama mesa e banho e outras benevolências Estatais. Esses delinquentes nos ataca no dia a dia e ainda vão morar com total segurança pois lá tem cerca elétrica, grades, câmera, vigilância e a classe média pagando a conta.

    ResponderExcluir