Uma fila para reclamar do IPTU

Uma fila para reclamar do IPTUUma grande fila voltou a se formar na manhã desta terça-feira (4) na sede da Secretaria Municipal da Fazenda, com contribuintes que foram ao local reclamar ou tirar dúvidas sobre a cobrança do IPTU em Salvador. O movimento já havia sido intenso no local na última semana. Boa parte das pessoas isentas de pagar o tributo questiona o valor cobrado no boleto, sem perceber que trata-se da taxa de lixo. Há queixas ainda sobre o porcentual de aumento do IPTU e a ausência do desconto de 10% para quem realizou o recadastramento. A Câmara Municipal pode votar nesta terça a isenção da cobrança da taxa de lixo aos contribuintes desobrigados de pagar o IPTU. O projeto foi encaminhado à Casa após protestos da população.(Com informação do Bahia Noticias)

Leia também:

Prepare-se para o castramento e recadastramento do IPTU. É obrigatório!
Tópicos:

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. A Câmara Municipal de Salvador aprovou por unanimidade, na tarde desta terça-feira (4), o projeto de autoria do Poder Executivo Municipal que propõe a concessão da isenção da taxa de lixo para os contribuintes que também não pagam o IPTU – donos de imóveis com valor venal menor do que R$ 80 mil. Os vereadores de oposição votaram contra a urgência da proposta, mas recuaram e aprovaram o mérito da matéria. Em meio ao debate, Everaldo Augusto (PCdoB) chegou a dizer que o prefeito ACM Neto transformou a localidade popular de Saramandaia em “bairro nobre” para cobrar o imposto. A votação da tramitação em regime diferenciado de “urgência urgentíssima” foi apertada entre os edis. A minoria defendeu mais discussão sobre a matéria, com o pedido de adiamento do pleito para esta quarta (5), e queria estender o benefício para servidores dependentes de pensionistas, aposentados que recebem até dois salários mínimos e contemplados com o programa Minha Casa, Minha Vida. Apesar das divergências, foram obtidos todos os 29 votos entre os representantes do grupo da situação na primeira etapa e 42 na votação final. “A Câmara cumpre seu papel em benefício da cidade. É um benefício importante que concede a isenção da taxa de lixo para já isentos do IPTU”, defendeu o presidente da Casa, Paulo Câmara (PSDB), em entrevista ao Bahia Notícias. Como o Legislativo atendeu ao pedido do próprio prefeito, que clamou pela aprovação em seu discurso de abertura dos trabalhos no dia anterior, a matéria deverá ser sancionada ainda esta semana.

    ResponderExcluir
  2. Vivemos em um sistema capitalista precisamos acabar com isenções e doações. Claro que entendo as classes sociais mas defendo que se há pagamento( levando em consideração o poder de renda do contribuinte, localização e valor da construção) seja ele que valor for sempre haverá mais conscientização e com isso a cidadania será fomentada. O cara que não paga iptu, nao paga esgoto, mas mora em bairro nobre(mesmo que suas construções iniciem em invasoes ou areas de riscos) constroe, reforma ou amplia seu imovel e ainda usa via publica para despejar seu lixo ou entulho, ele é mais experto que eu que pago tudo e ainda tenho menos direitos que ele.

    ResponderExcluir