Da Ghama realiza encontros com estudantes e comunidade negra e se apresenta na Casa da Mãe.

Da Ghama realiza encontros com estudantes e comunidade negra e se apresenta na Casa da Mãe. Da Ghama realiza encontros com estudantes e comunidade negra e se apresenta na Casa da Mãe. O guitarrista, cantor, mentor e fundador do “Cidade Negra” Da Ghama estará em Salvador de 17 a 23.09 para divulgar seu segundo trabalho solo, o ED Baixafrikabrasil, embrião para o CD que será lançado ainda este ano, e realizar encontros com a comunidade afrodescendente e com jovens baianos, em escolas, para falar sobre uma de suas bandeiras, o cumprimento da Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. Da Ghama também faz uma participação musical na quinta-feira, dia 18.09, às 22h, na Casa da Mãe, no Rio Vermelho, onde é recebido pelos cantores Stella Maris e Pedro de Rosa Moraes na “Noite de Samba e Amor”. Já estão marcados bate-papos com os alunos dos colégios Fênix, em Lauro de Freitas e Estadual Rotary, em Itapuã e um encontro com o Ilê Ayiê.

Considerado um importante artista da Baixada Fluminense, onde cresceu e se desenvolveu como profissional, Da Ghama é um militante das questões sociais, artísticas e culturais da região. Sua longa carreira como músico começou ainda na Baixada com a banda Lumiar. O menino que sonhava alto e acreditava em seus sonhos idealizou a banda “Cidade Negra” e com garra e espírito empreendedor, construiu junto ao grupo, uma carreira sólida. Foram 20 anos de sucesso!

O menino, agora vestido de homem, ainda cultiva seus sonhos. Em sua nova fase, Da Ghama empenha toda sua dedicação aos trabalhos solo, onde a essência se situa nas composições, algumas tiradas da gaveta, de anos atrás. A paixão pelo reggae, o nascimento de uma filha, as andanças pelo mundo e tudo aquilo que compõe um ser em sua plenitude e personificação, encontram vazão em letras e sons, revelando músicas carregadas de verdade e sentimentos.É o fluxo da vida. É a música que pulsa. É tudo e um pouco mais, num só coração.

Sobre o EP - Baixafrikabrasil é o segundo trabalho solo do compositor e fundador do Cidade Negra. Neste novo trabalho, Da Ghama vai fundo nas questões sociais buscando chamar atenção especialmente sobre a baixada fluminense bem como para questões ecológicas.

É um momento peculiar de resgate de suas raízes, e nisto se inclui o reggae em toda sua grandeza. Traz participações como Alexandre do Natiruts, Bebeto, Marcelo Lobato do Rappa, Ricardo Barreto da Blitz, Serjão Loroza na música ‘Trabalhador’ de Papa Rick, e da Banda Planta e Raiz na música “Pique Naty Dread”. Este disco é antes de tudo uma sincera homenagem as matrizes Africanas e a todos os cantores e compositores brasileiros que vem fazendo a história do Reggae no Brasil ao longo dos últimos 30 anos.
Compromisso Social
• Há mais de 4 anos, da Ghama participa como artista voluntário juntamente com Nei Matogrosso, Elke Maravilha, Nei Latorraca, Geraldo Azevedo e Jerry Adriani, dentre outros, do MORHAN que é uma entidade sem fins lucrativos envolvida na promoção da saúde e da cidadania de pacientes com hanseníase e seus familiares.

• Da Ghama faz um trabalho focado na Lei 10.639 que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e particulares da educação. Criou o projeto MPP - Música Poesia e Palestra onde conta a sua história de vida e superação, leva a poesia de autores negros e muita música para a garotada.
Agenda de Da Ghama em Salvador

17.09
11h30
Chegada a Salvador
18.09
15h
Colégio Fênix- Lauro de Freitas  
18.09
22h
Casa da Mãe – Rio Vermelho   
19.09
10h
Centro Cultural Ilê Aiyê     
19.09
15h
Colégio Estadual Rotary – Itapuã      
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.