Assista ao documentário Guitarra Baiana A Voz do Carnaval no Canal Brasil

Assista ao documentário Guitarra Baiana A Voz do Carnaval no Canal Brasil

No início dos anos 1940, a dupla baiana Dodô & Osmar queria revolucionar o tradicional carnaval do estado. Depois de uma apresentação do músico Benedito Chaves e seu “violão elétrico", os artistas tiveram a ideia de acoplar um captador à caixa acústica de um violão e liga-lo a um amplificador, aumentando sua potência, volume e sonoridade. Assim surgiu a guitarra baiana, tema do documentário de Daniel Talento.

Para falar sobre a história do instrumento e da música brasileira, o diretor reuniu relatos de artistas que conhecem bem o instrumento, como Armandinho Macêdo, Caetano Veloso, Moraes Moreira, Luiz Caldas, Julio Caldas, Morotó Slim, Maestro Spok, Aroldo Macêdo, Missinho e Durval Lélys. O filme enaltece as falas dos guitarristas, intercalando com imagens de antigos Carnavais, imagens do microtrio Rixô Elétrico, Armandinho com Olodum e outros músicos tocando a guitarra baiana.

Técnico em eletrônica, Dodô executou uma série de testes e percebeu que, fixando o captador em um corte de madeira maciço, conseguia evitar a microfonia. Foi assim que nasceu o pau elétrico, invenção que, para muitos, foi a primeira guitarra elétrica do mundo, com um som inconfundível.

Segunda, dia 27/04, às 22h e domingo, dia 03/05, às 18h.

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.