Artigo: Médico do Povo completa 89 anos

Por Egnaldo Araujo*

Um festival de besteira em geral, são as manchetes de nossos veículos de comunicação, com raras e honrosas exceções. De um modo geral, são crimes, abortos, corrupção e propaganda governamental. No mais, são raras e pouquíssimas reportagens a reforçar ações humanitárias de pessoas e instituições sociais. Aqui o enfoque é sobre um profissional médico de grande valor, hoje esquecido, relegado à uma minguada aposentadoria e entregue à própria sorte, felizmente com relativo apoio da família. Ha pouco tempo ele caiu num buraco na rua principal do Canela e, ali ficou por quase todo o dia à espera do SAMU. Uma tristeza só. Ah, o nome dele é o médico formado ha quase 70 anos, Herval Lacerda, esporádico frequentador dos bancos da praça do Campo Grande.

MÉDICO DO POVO COMPLETA 89 ANOS

Não foram poucas as visitas de filhas, neta, sobrinhos e amigos, além de telefonemas que o médico Herval Fontes de Lacerda, aposentado do SAMDU - serviço médico público de urgência (onde, por suas mãos foram salvas muitas vidas), baiano nascido no bairro do Barbalho, ao completar esta semana seus 89 anos de idade e mais de 60 anos de formado pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia o qual, como o ex-presidente Juscelino foi rádio telegrafista, atividade essa que, devido ao horário corrido permitia-lhe frequentar suas aulas na antiga faculdade localizada no Centro Histórico da Capital baiana até se formar.

Devido ao gesto humanitário de até hoje a escutar dúvidas de pessoas que pouco conhece, ou como na década de 50 fosse na sua clínica no bairro do Caminho de Areia ou por onde passasse, ocasiões em que, abordado por conhecidos, ali mesmo como várias vezes ocorria na banca de venda de peixes de Filhinho no cais da Ribeira, ela fazia consultas e sacava do jaleco seu bloco de papel e passava receitas sem nada cobrar. Muito popular e instado para entrar para a política, como vários de seus colegas médicos, nunca aceitou se candidatar a cargos eletivos, apesar das constantes propostas, preferiu continuar na clinica geral, contudo deu apoio a um de seus 4 irmãos, que foi eleito vereador pela Prefeitura Municipal de Salvador. O cidadão magrinho de cerca de 60 quilos, l, 56 de altura, casado com três filhos adultos e uma neta, Dr. Herval, pessoa afável, é muito querido no prédio onde mora no bairro do Canela onde curte a sua merecida aposentadoria solitária, rodeado só de filhos e de pouquíssimos amigos.

Egnaldo Araujo é jornalista
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.