Ata da reunião realizada em 15 09 15 - REVISADA - Comissão de Acompanhamento das Obras do Rio Vermelho

A Comissão de Acompanhamento das Obras do Rio Vermelho divulga Ata da reunião realizada em 15 09 15 - Revisada e republicada em 21.09.15.

Salvador, 16 de setembro de 2015

Ata Reunião realizada em 15/09/15

“Comissão de Obras Rio Vermelho” composta por representantesda AMARV, do SHBRS, empresários do Rio Vermelho Bairro Charme e da comunidade em geral do Rio Vermelho,  reuniu-se no dia 15/09/15 as 16hr, no Hotel Catharina Paraguaçu, com a presença dos técnicos da FMLF Sr. Fagner Dantas e  Arq. Cecília Mazza,  da SUCOP  Sr. Benedito Leite,  da Construtora NM Eng. Luiz Claudio, da Limpurb  Sr. Mauricio Lima, do Centro de controle de Zoonoses Sra. Maria Goreti, da CECIS Sr. Telmo Gavazza,  da SEMOP Iluminação Sr. Raimundo Dias, para discutir sobre as questões levantadas na reunião de 26/08/15 e 02/09/15.
Pendências respondidas pela PMS:
A)          CRONOGRAMA : Atualização do cronograma de obras apresentado na última reunião
FRENTE DE SERVIÇO
SITUAÇÃO ATUAL
TERMINO PREVISTO
JOÃO GOMES
Concluída pavimentação em quase toda a via
OK
LARGO DE SANTANA- 1ª ETAPA SEM ASSENTAMENTO DE GRANITO
Finalizando infraestrutura na Praça para aplicação e finalização de piso provisório
QUI 17/09/15
ALMERINDA DUTRA- PARTE 01 – DA JOÁO GOMES AO PASTA EM CASA
serviço  concluído no prazo
SEX  04/09/15
ALMERINDA DUTRA- PARTE 02
Esclarecimento - De acordo com o projeto da COELBA entregue ontem, dia 17/09, será necessária a construção de duas caixas de concreto R2 impossibilitando o cumprimento da data acima informada durante a reunião
23/09/15
BORGES DOS REIS – PARTE 01 – LADO DA BIBLIOTECA
serviço executado no prazo
SEX  28/08/15
BORGES DOS REIS - PAVIMENTAÇÃO
serviço iniciado, executando base, aguardando a chegada do piso intertravado previsto para o dia 01/10, autorizado oficialmente pela Prefeitura na semana passada, mesmo sem o parecer do IPAC
01/10/15
RUA DA PACIENCIA – VALAS E CALÇADAS
Obra sob responsabilidades da Embasa. Demais serviços concluídos no prazo previsto
SEG 05/10/15
RUA DA PACIENCIA – DECK
Serviços concluídos no prazo previsto
18/09/15
PULMÃO DE ESTACIONAMENTO AO LADO DA IGREJA DE SANTANA
Serviços concluídos no prazo previsto
OK
CALÇADA DO SESI - PULMÃO DE ESTACIONAMENTO (BASE DE CONCRETO)
Serviços concluídos no prazo previsto
OK
CALÇADAS/CICLOVIAS/VALAS/CANALETAS/MURETA
Serviços concluídos no prazo previsto

18/09/15
PRAÇA COLOMBO
Serviços concluídos no prazo previsto
SEX 02/10/15

·        A NM informou que durante a execução dos serviços de valas no trecho da Paciência até Largo de Santana o trânsito poderá ocorrer em meia pista, essa é a tendência, mas a decisão depende dos estudos que estão em andamento pela Transalvador.
·         A NM afirmou que a depender do prazo de entrega dos projetos aprovados pela Coelba os serviços do lado das edificações entre a descida da Cardeal da Silva e Praia da Paciência poderão ocorrer somente após o dia 02/02/2016.

B)   COELBA: O projeto da Coelba foi entregue dia 14/09/15 ao IPAC para análise, aprovação e liberação, uma copia também será entregue a PMS com a ressalva de “Não aprovado para execução” . A NM afirma que sem o projeto liberado para execução, não tem como definir um cronograma para as obras da Paciência e Guedes Cabral
C)   IPAC: A FMLF continua aguardando do IPAC o parecer e a definição da pavimentação a ser utilizada  nos trechos da área de preservação permanente do Rio Vermelho, enquanto isso algumas áreas foram liberadas com pavimentação provisória.
D)   EMBASA:  A SUCOP em reunião com a EMBASA, definiu a data de 25/09/15 para conclusão das obras no trecho da Paciência, os demais trechos ainda sem cronograma definido.
E)   DRENAGEM: O projeto encomendado ao Eng. Ailton , foi entregue dia 14/09/15 na FMLF e uma cópia será disponibilizada a esta comissão para análise. A NM até o momento não recebeu cópia do projeto executivo de drenagem de responsabilidade da PMS.
·         Segundo explanação do Eng. Luis Claudio da NM serão criadas duas bacias de drenagem, a 1ª captará cerca de 80% da água da bacia e compreenderá a região  que vai do posto Chaminé até o início   da Rua do Meio. Esta rede de coleta será direcionada para uma galeria da Rua Fonte do Boi a ser construída indo desaguar no mar.
·         A 2ª bacia captará água da Rua do Meio e Largo da Mariquita, desaguando na saída do Rio Lucaia. Será feita uma rede de drenagem totalmente nova, abandonando a rede existente que se encontra bastante danificada. A 2ª bacia de drenagem será incluída no contrato da obra
·         O problema de drenagem daquela área só será resolvido integramente com a conclusão das obras nas duas bacias. A Comissão questionou problemas com o isolamento da drenagem existente e prazo para solução definitiva do problema. A NM ficou de analisar o projeto para responder a esta comissão.
·         Não foi explanado o projeto de drenagem previsto para o Largo de Santana e Rua José Taboada Vidal
·         Para a 1ª bacia de drenagem a SUCOP está encarregada de estudo financeiro complementar e prazo necessário para execução dos serviços.

F)  ILUMINAÇÃO:  Foi solicitado ao Sr. Raimundo Dias da SEMOP,   reforço de Iluminação na  Rua da Paciência, Rua do Canal, Parque Cruz Aguiar, Guedes Cabral, estacionamentos do Teatro SESI , Igreja de Santana e outras Ruas do Bairro. A SEMOP informou que realizou um levantamento de todo o bairro e está finalizando o projeto para melhoria da iluminação pública no bairro.

G)    LIMPURB:  Sobre as demandas da última reunião com a Limpurb, o Sr. Mauricio Lima, informou que:
·         A coleta de Lixo está sendo feita diariamente durante a madrugada das 3h as 5h. Solicitamos alteração do horário para 4h as 6h para ajuste com o movimento do bairro. A comissão ficou de divulgar no Bairro Conceito e no blog do Rio Vermelho os novos horários.
·         Será novamente testada coleta complementar aos finais de semana de quinta a domingo, interrompida em função do fechamento de algumas vias durante as obras.
·         Fomos informados que as lixeiras da Rua João Gomes serão colocadas dia 16/09/15.  A Limpurb informou que a solicitação de lixeiras maiores para as praças não teve êxito na Barra e por isso não estão sendo mais utilizadas.
·         Solicitamos também intensificar coleta nas novas lixeiras e melhorar a varrição do bairro.
·         O Ecoponto no bairro ainda sem definição. Foram dadas  as opções dos Ecopontos do Vale das Muriçocas (em reforma ) e junto ao Hiperposto, aonde podem ser descartados, moveis usados, entulho, poda de arvores, eletrônicos e outros resíduos não orgânicos.
·         Foi solicitada a colocação de placa de proibido jogar lixo sujeito a multa na Rua Prudente de Moraes para tentar acabar com o ponto de descarte ilegal de lixo.

·         Solicitamos a presença de fiscais da Limpurb para tentar identificar quem descarta o lixo de forma inadequada nas praças e ruas do bairro

H)   ZOONOSES: Solicitamos a presença da representante da Zoonoses, por conta da infestação de roedores no bairro após as obras nas galerias de esgoto. A Sra. Maria Goreti informou que já está sendo feito o controle intensivo em alguns pontos com iscas e armadilhas com visitas quinzenais ao bairro. Orientou que os estabelecimentos e moradores comuniquem os pontos críticos para intensificação do combate   pelo telefone 3611.7330.   Os terrenos privados com infestação não podem ser acessados pela   Zoonoses e Limpurb  e comprometem a eficácia do combate .
I)   TRANSALVADOR:  Ficaram pendentes de resposta pela Transalvador os itens abaixo:
·  Realocação dos caminhões de frete do Largo da Mariquita.
·  Estudo de alocação de vagas durante as obras no trecho da Rua da Paciência próximo as quadras.
·  Definição da quantidade de vagas formais no bairro após as obras e quais trechos serão liberados informalmente para estacionamento a noite.
·  Solicitar a Transalvador a alteração do traçado do novo acesso a Rua do Meio para preservarmos uma grande arvore que tem previsão de corte com o novo traçado da via.
J)   SECIS - Cidade Sustentável:  será marcada uma reunião especifica com a SECIS, FMLF e parte da comissão de obras, para dar continuidade a discussão sobre o projeto de paisagismo proposto para o bairro e a vegetação mais adequada para a zona de praia.
K)  CALÇADÃO:  Elaboração de detalhe arquitetônico para pavimentação do calçadão na saída da Rua Borges dos Reis. Foi proposta pela FMLF a utilização do mesmo detalhe de piso que será executado na frente do Teatro do SESI, continuamos aguardamos apresentação do projeto.
L)  RIO LUCAIA:  A Foz do Rio Lucaia foi coberta esse fim de semana sem apresentação de nenhuma proposta de recuperação da área pela PMS.
M)   GECOM:  Solicitar resposta da Casa Civil sobre a possibilidade de divulgação positiva do cronograma da obra através de OUTDOOR pela GECOM para manter a população  informada do  funcionando do bairro durante as obras.

N)   SEFAZ:  Solicitar a Casa Civil agendamento de reunião com o Secretario Paulo Souto da Sefaz Salvador para tratarmos sobre a carta protocolada pelo SHBRS, solicitando isenção de impostos municipais durante o período das obras para minimizar o impacto financeiro no comércio.
P)  PEDRA PORTUGUESA: Cobrar da FMLF resposta para a solicitação de manutenção de calçada em Pedra Portuguesa, da Rua Guedes Cabral, lateral mar, no trecho entre o Teatro do SESI e o Restaurante Red River. FMLF devera também Informar a NM sobre a decisão de recolocação da Pedra Portuguesa no Beco do França.
Novos encaminhamentos da reunião:
·         Solicitar a Casa Civil a convocação dos dirigentes oficiais dos órgãos da PMS ( FMLF, SUCOP, TRANSALVADOR e CASA CIVIL) para  a reunião geral do Grupo de moradores, empresários do Rio Vermelho Bairro Charme, AMARV e SHBRS  que será realizada dia 22/09/15 as 18h, no auditório do Teatro do SESI Rio Vermelho, para divulgação do trabalho de acompanhamento feito pela Comissão de Obras do Rio Vermelho no período.

·         Marcar reunião  com FMLF, NM e esta comissão, para discussão preliminar sobre o projeto do Largo da Mariquita e entorno, com apresentação previa de todos os projetos dos órgãos envolvidos e o cronograma de obra a ser desenvolvido pela NM. A nosso entendimento é que as obras nesta área só sejam iniciadas com todos os pontos esclarecidos: COELBA, EMBASA, drenagem, transito, iluminação, pavimentação, remoção de árvores, permissionários e coleta de lixo.

Cordialmente,
Comissão de Obras Rio Vermelho (moradores, empresários do Rio Vermelho Bairro Charme, AMARV, SHBRS).
Representada através do SHRBS (Av. Tancredo Neves, 274 – Centro Empresarial Iguatemi, Bloco B ,salas 305 307. A/C Sr. Gilberto. Tel .:3525.2555)

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.