Cadê as pombas?



Ainda sem informação oficial sobre o que aconteceu com as duas pombas do Monumento Cetro da Ancestralidade, obra do Mestre Didi que fica na Rua da Paciência ao lado das quadras. Sabemos que algumas obras foram retiradas do bairro para evitar danos durante a execução do projeto de requalificação em andamento no bairro. No caso especifico desse monumento não faz muito sentido a retirada somente das pombas, devido à altura, da mesma forma que a estátua de Colombo, na Mariquita, não precisou ser retirada, apesar de várias maquinas trabalhando na área. Em novembro de 2013 o monumento recebeu manutenção por parte da prefeitura, inclusive com iluminação e nova placa informativa.

Confira informações sobre a obra extraídas do Projeto de Mapeamento de Painéis e Murais Artísticos de Salvador da Fundação Cultural do Estado da Bahia.

Artista: Deoscóredes Maximiliano dos Santos, Mestre Didi (1917)
Local: Praia da Paciência, Av. Oceânica, Rio Vermelho 
Obra: Escultura de 7m de altura
Data de execução: 2001
Técnica: bronze fundido
Tema: “Cetro da Ancestralidade”

Observações: Esta escultura, tal qual, toda a produção do Mestre Didi estabelece uma relação entre arte e religiosidade. É sabido que antes de ser artista, Mestre Didi é um sacerdote, cuja função nunca é abandonada. Suas obras de arte não são objetos com função sacra, mas, ao mesmo tempo não se destacam deste universo, já que, tudo é pensado conforme a crença, desde a temática até a escolha dos materiais. No caso desta obra, além das questões já citadas, sua localização, em frente ao oceano, em direção à África, alude à importância do legado dos negros no processo de construção da identidade brasileira.

Cadê as pombas?Cadê as pombas?

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Eu também considero totalmente desnecessária a retirada das pombas. Qualquer manutenção poderá ser feita diretamente na obra. Não acredito que a prefeitura retirou as pombas. Quero estar errado. O que vai acontecer ,é que farão outras duas....

    ResponderExcluir