Mostra Triangulações no MAB

Mostra Triangulações no MAB Mostra Triangulações no MAB Mostra Triangulações no MAB Mostra Triangulações no MAB Mostra Triangulações no MAB
O Triangulações é uma mostra itinerante de artes visuais que nasceu como desdobramento e ampliação do Circuito das Artes e que tem como objetivo o intercâmbio entre criadores de diferentes partes do país, estimulando a circulação do debate artístico fora do eixo tradicional da Região Sudeste. No próximo dia 17.09, às 19h, no Museu de Arte da Bahia, a mostra Triangulações chega a Salvador, depois de ficar em exposição no Centro Cultural UFG, em Goiânia. Na capital baiana, assim como em Goiânia e depois em Fortaleza, serão expostas 45 obras inéditas de artistas dos três estados contemplados nesta edição que tem como tema eixo “Registros Circunstanciais : Intervenções, Fabulações, Apagamentos”.
Com coordenação geral de Eneida Sanches e curadoria geral de Marília Panitz, a mostra teve em Goiânia a curadoria de Divino Sobral e ficou em cartaz de 30.07 a 30.08. O Triangulações em Salvador fica no Museu de Arte da Bahia de 17.09 a 18.10. A curadoria dos artistas da Bahia foi realizada por Alejandra Muñoz. Fortaleza recebe a mostra, sob a curadoria de Bitú Cassundé, de 29.10 a 29.11 no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. A produção executiva é de Fabiane Beneti e Tetê Ferrari. Na sexta-feira, das 16h às 18h, uma mesa redonda, aberta ao público, reúne no auditório do Museu de Arte da Bahia os curadores Marília Panitz (curadoria geral), Alejandra Muñoz (curadoria Bahia) e Divino Sobral (curadoria Goiás) , que falam sobre os processos de curadoria do Triangulações.)

A Mostra Triangulações fica aberta ao público, gratuitamente, no Museu de Arte da Bahia - MAB - vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado da Bahia / SecultBa até o dia 18 de outubro, de terça a sexta, das 13h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. O MAB disponibiliza aos visitantes estacionamento gratuito.

Triângulo Conceitual – A edição de 2015 do Triangulações é de fato um triângulo conceitual, que se sobrepõe ao geográfico estabelecido pelos pontos correspondentes à localização de cada uma das três cidades, e aponta para grupos de ações aos quais se filiariam as obras selecionadas, como forma de sugestão de leitura do conjunto. Esse conjunto tem o nome de “Registros Circunstanciais” . Nele, os três vértices são: Intervenções, Fabulações, Apagamentos.

As obras reunidas em torno da ideia de Intervenções, da ação de inscrever algo no mundo, se estabelecem, como cicatriz deixada pelo ato, tanto no sentido de comentário ou manifesto, quanto naquele de uma afirmação dos materiais usados como instrumentos de marcação. São resultado da observação e de certa documentação, do atravessamento dos campos de saber pela arte - sociopolítica, etnografia, filosofia, arquitetura e urbanismo – ou de uma “escrita” das coisas, marca do artista como traço de sua passagem.

Em Fabulações, dialogam as obras que fabulam tanto no sentido do léxico – contar uma versão fantasiosa dos fatos e, ao mesmo tempo, lição moral que encerra as fábulas – quanto no sentido da filosofia contemporânea – da “imagem-fábula, que nos faz ver estados de mudança no presente”. Os trabalhos incluídos neste recorte têm a potência de emular imagens que, embora apresentem um claro caráter narrativo, desestabilizam nossa leitura.

Apagamentos tem uma relação com o tempo, com memória e esquecimento, com a ação de apagar, deixando alguns rastros recuperados por seus vestígios. A imagem sugere e ao mesmo tempo resiste à leitura, se esvai, se espalha, se desfoca traz em si um caráter fantasmático. Se nos outros dois recortes, a ênfase está em dois diferentes modos de figurar o presente, este debruça-se sobre o pretérito, sobre o que ainda pode emergir desse outro tempo.

Salvador:

Data: 17.09 a 18.10
Local: MAB
Curador: Alejandra Muñoz 


Artistas que estão expondo

De Salvador :

Adriano Machado, Aristides Alves, Eriel Araújo, Fábio Magalhães, Florival Oliveira, Isolda Libório, Leonardo Celuque, Marcelo Reis, Márcio Lima, Miguel Cordeiro, Neyde Lantyer, Paulo Coqueiro, Péricles Mendes, Rosa Bunchaft e Tami Oliveira.


De Goiânia :

Mostra Triangulações no MABLuiz Mauro, Edney Antunes, ZéCésar, Enauro de Castro, Pitágoras Lopez, Grupo EmpreZa, Rodrigo Godá, Helô Sanvoy, Dalton Paula, Santhiago Selon, Yara Pina, Evandro Soares, Rogério Milani, Glayson Arcanjo e – Paul Setúbal.

De Fortaleza :

Waléria Américo, Solon Ribeiro, Luciana Magno, Junior Pimenta, Milena Travassos, Marina de Botas, Herbert Rolim, Filipe Acácio, Jared Domício, Diego de Santos, Juliane Peixoto, Yuri Firmeza, Marcos Martins, Haroldo Sabóia e Júlia Braga.

História - Partindo de Salvador, com seu já tradicional Circuito das Artes, o Triangulações iniciou-se em 2013, com uma provocação feita às outras duas cidades - Brasília e Recife - de um diálogo possível estabelecido entre as produções de arte contemporânea em cada localidade. A ideia configurou-se pela identificação de certos pressupostos conceituais, indicados pelo conjunto de 49 obras selecionadas. Deles criaram -se cinco núcleos, nos quais as obras eram situadas de forma a dialogarem com as demais, a partir de seu lugar contingencial. Dentro da proposta geral, elaborada por Alejandra Muñoz, eram eles: Íntimo Eu; Sagrados & Profanos; Topografias inefáveis; (A)caso (re)corrente e Antifábulas.

Para a segunda edição, as interlocutoras escolhidas foram Belém e Maceió. O exercício proposto, foi o de pensar a sobreposição de dois triângulos: um formado pela ligação cartográfica dos pontos que unem as três capitais; e outro pelos vértices de três "manchas territoriais", representados por três noções – de ressonância cartográfica, afinal estamos propondo um mapeamento idiossincrático – em torno das quais se operava a contaminação|conversa entre as obras, nossas “Geografias Oblíquas”. Propostas por Marília Panitz, elas eram: Atravessamento, Deslocamento e Anamnese.

Goiânia

Data: 30.07 a 31.08
Local: Centro Cultural UFG
Curador: Divino Sobral

Fortaleza:
Data: 29.10 a 29.11
Local: Dragão do Mar / MAC
Curador: Bitú Cassundé

MOSTRA TRIANGULAÇÕES EM SALVADOR

· Abertura do dia 17.09, quinta-feira, às 19h, no MAB, na Vitória. A mostra fica até 18.10, com obras de 45 artistas da Bahia, de Goiás e do Ceará. Depois segue para Fortaleza, onde será exposta no Dragão do Mar.

· Mesa-redonda aberta ao público no dia 18.09, das 16h às 18h, no auditório do MAB, reúne os curadores Marília Panitz (curadoria geral), Alejandra Muñoz (curadoria Bahia) e Divino Sobral (curadoria Goiás), que falam sobre os processos de curadoria do Triangulações.
Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.