Criatório do mosquito da dengue dentro de casa

Ao contrário dos outros anos, em que os mosquitos eram reproduzidos nas áreas mais populosas, como Periperi, Mata Escura, onde muitas pessoas, por desinformação ou por descuido o “acolhiam”. Este ano, os Aedes Aegypti, estão “elitizados” e estão sendo criados nas piscinas, em vasos de porcelana com plantas, e até mesmo entre as orquídeas dos jardins da Barra, Rio Vermelho, Graça, Ondina e Federação.

O Subúrbio Ferroviário, região que geralmente lidera o ranking do índice de infestação do mosquito, está na vice-liderança com IIP de 7,8%. Perdendo o posto de líder para distrito Barra/Rio Vermelho, que está contribuindo para o crescimento da infestação na cidade, apresentando o índice de 8% - mais alto que a média obtida na cidade e em regiões tipicamente problemáticas para a doença.

A coordenadora do programa municipal de combate à dengue, Elaci Costa, disse que nos bairros mais ricos houve aumento da quantidade de focos em recipientes domésticos. “Notamos crescimento em vasos de plantas e outros reservatórios em imóveis desse distrito”.

A cada 100 casas visitadas pelos agentes de saúde, seis apresentaram larvas do mosquito, que está sendo “criado” e multiplicado na área nobre. A situação na capital baiana é preocupante, em 2009 foram 2.067 casos, com cinco mortes. No ano passado, o número de casos subiu para mais de 2.600, com quatro mortes. Só nos cinco primeiros meses deste ano já são 1.244 casos confirmados, com duas mortes.(informa Tribuna da Bahia)

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. É lamentável e mesmo muito difícil de aceitar que isso ocorra exatamente numa área em que se imagina que haja maior esclarecimento sobre o assunto. Falta de informação é que não é ... Todos nós sabemos o que fazer para combater tal ameaça; Inadmissível criatórios em vasos de plantas dentro de casa , em garrafas e pneus no quintal. É preciso não esquecer que o mosquito é bastante democrático e que não escolhe por categoria social. Qualquer uma serve! Gente , areia nos pratos e até mesmo borra de café! Aquele pó já utilizado para o café do dia , é muito eficiente...
    Fato como esse só pode mesmo ser atribuído a desleixo e a desinteressa com aqueilo que afeta diretamente a toda uma comunidade. Rio Vermelho e Barra , liderando a estatística, é uma vergonha ! É preciso a consciência de que é necessário estar atentos e que o combaté à doença é uma obrigação e dever de todos. Não fiquem esperando as meninas da prefeitura passar com o pozinho... Pô...
    Opessoal relaxa nos cuidados e depois coloca a culpa no prefeito. É isso ?

    ResponderExcluir