Exposição no TRE-BA conta a história do voto no país

O Centro de Memória do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia lançou, em setembro, a exposição Pelos Caminhos do Voto, contando a história das eleições no Brasil, desde a época colonial até os dias de hoje. A exposição, situada no espaço do Memorial do TRE-BA, é composta por cinco módulos que apresentam fatos relevantes sobre a consolidação do voto ao longo do tempo e como a Justiça Eleitoral (JE) foi criada, um rico trabalho que envolveu minuciosa pesquisa histórica e de imagens.

Ao lado de uma seleção de objetos do Memorial, que revelam como eram algumas das atividades diárias da JE, a mostra Pelos Caminhos do Voto faz uma interessante viagem do passado até o presente. O visitante tem a oportunidade de conhecer os processos eletivos no início da colonização do Brasil, quando eram controlados pelo imperador, presidentes das províncias e oligarquias rurais, bem como a primeira lei eleitoral datada de 1822 e assinada por D. Pedro I, convocando eleição para a assembleia geral constituinte e legislativa.

Também lembra que, em 1932, foi criada a Justiça Eleitoral, tornando o Poder Judiciário definitivamente responsável pelos trabalhos eleitorais, instituindo o voto secreto, o voto feminino, o sistema de representação proporcional em dois turnos. Na atualidade, merece destaque o processamento eletrônico de dados nos serviços eleitorais. Em 1994, ocorre a primeira totalização eletrônica dos votos, pelo Tribunal Superior Eleitoral, porém o projeto de informatização só foi concluído para as eleições municipais de 1996. As primeiras urnas com identificação biométrica foram testadas em 2008 em três municípios sorteados pelo TSE.

A exposição conta diversos episódios históricos e permanece no lobby do edifício-sede do Regional até o início de outubro, quando partirá em exposições itinerantes pelas escolas públicas da rede municipal de ensino da capital baiana. A organização dessas visitas será realizada em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral da Bahia (EJA/BA) que já desenvolve o Projeto Eleitor do Futuro, junto à Secretaria Municipal de Educação, levando conhecimento acerca do processo eleitoral ao público jovem. (Informações da Seção de Biblioteca, Informação e Memória do TRE-BA)

Conheça também a História da Justiça Eleitoral na Bahia (formato PDF).

Exposição no TRE-BA conta a história do voto no país

Tópicos:

Postar um comentário

0 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.