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Prefeitura Bairro facilita acesso da população aos serviços públicos

Com sete meses de funcionamento no Rio Vermelho a Prefeitura Bairro Barra–Pituba, localizada na Rua Marquês de Monte Santo, já é referencia para as pessoas que necessitam de atendimento em diversas áreas do serviço público. De junho, quando entrou efetivamente em funcionamento, até o inicio de janeiro, contabiliza 20 mil atendimentos. A unidade atende de segunda a sexta, das 8h às 17h.

São 30 servidores atendendo às demandas de serviços como emissão de Cartão do SUS, SalvadorCard, SIMM, Sefaz, Coelba, Sucom, Transalvador, Bolsa Família, marcação de consultas (na rede municipal de saúde), farmácia, junta militar, INSS e Balcão de Justiça. Na unidade também funciona uma gerencia do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) voltada para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Na avaliação do subprefeito Raimundo Castro, o diferencial da unidade é a qualidade no atendimento: “Todos os nossos funcionários foram treinados para dar a melhor atenção possível à população. Nenhuma pessoa que procura os nossos serviços sai sem atendimento ou orientação”, enfatizou.

Entre os serviços mais demandados, em primeiro lugar aparece o Bolsa Família seguido pelo SIMM (Serviço de Intermediação de Mão de Obra). Também bastante requisitados a emissão de Cartão do SUS, o programa Primeiro Passo e a farmácia onde é possível obter gratuitamente mediamentos básicos mediante apresentação da carteira de identidade e a receita médica com o Cremeb de Salvador.

Para ser atendido é preciso levar carteira de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado. Na recepção é feita a triagem e a pessoa é encaminhada ao guichê ou setor específico. Os bairros que mais procuram serviços na Subprefeitura são: Santa Cruz, Nordeste, Rio Vermelho, Amaralina, Engenho da Federação, Pituba, Ondina e Barra.

Entre as demandas relacionadas à manutenção dos bairros a poda de árvores é a campeã de solicitações. De acordo com o subprefeito, semanalmente é feita uma planilha com três logradouros para execução desse serviço. Ele ressalta que as equipes ainda são insuficientes para atender à grande procura, mas acredita que deve melhorar nos próximos meses. Outros serviços como tapa-buraco, troca de lâmpadas, limpeza, coleta de lixo também estão entre os mais procurados.

A proposta da subprefeitura é facilitar o acesso do cidadão aos serviços públicos, encurtando o caminho entra a solicitação e a execução. Raimundo Castro destaca que o trabalho tem sido muito gratificante e que na medida do possível as solicitações são atendidas. “Acredito nesse projeto e estamos aperfeiçoando cada vez mais para que o cidadão tenha o melhor atendimento e conquiste tudo aquilo que vem solicitar, esse é o nosso objetivo”.

A avaliação do trabalho realizado nesses primeiros meses tem sido positiva, ao menos é o que se pode deduzir das inúmeras mensagens de agradecimento que chegam à subprefeitura tanto de moradores como das associações. A Associação dos Moradores do Bairro de Itaigara, por exemplo, reconhece que os serviços naquele bairro passaram a ser feitos com mais brevidade após contato com a subprefeitura. A Associação dos Moradores do Nordeste da Amaralina, também agradece a assistência e afirma que todas as solicitações vem sendo atendidas. A Amarv reconhece a melhoria dos serviços realizados no bairro e sugere ainda a instalação de guichês de atendimento da Sucom e Limpurb. A Associação dos Moradores e Amigos da Fonte do Boi também ressalta a presteza no atendimento das solicitações e a Associação dos Moradores do bairro Canela (AMOCANELA) encaminhou mensagem onde agradece o atendimento de serviços demandados na iluminação pública.

Confira os serviços disponibilizados na Prefeitura Bairro:
  • Bolsa Família ( cadastro)
  • SIMM ( cadastro e acompanhamento para colocação dos candidatos nas vagas que surgem na capital)
  • Cartão do SUS ( primeira e segunda via)
  • Primeiro Passo ( famílias cadastradas no Bolsa Família com crianças de 0 a 5 anos que não conseguem vaga nas creches recebem ajuda de R$ 50,00 . O beneficio está limitado a três filhos por família com filhos que estão nessa faixa etária)
  • Coelba (segunda via de fatura, troca de titularidade, religação de luz, novas ligações, projeto nova geladeira, entre outros)
  • Farmácia (medicamentos básico gratuitos para pressão arterial, diabetes e outros )
  • Balcão da Justiça
  • Transalvador
  • INSS
  • Minha Casa Minha Vida
  • Sefaz 
  • Marcação de Exames Médico na Rede Municipal de Saúde (observando o critério da disponibilidade)
  • SalvadorCard (recarga de cartão)
  • Junta Militar (alistamento) 
  • CRAS - (atendimento a famílias em situação de vulnerabilidade. Quatro mil famílias já estão cadastradas) 
Prefeitura Bairro facilita acesso da população aos serviços públicos

6 comentários:

  1. Nunca consigo agendar o recadastramento biométrico. Sempre dá a mensagem que não há mais vagas. Qual a orientação de vocês?

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    1. Acesse a matéria sugerida e clique nos links para acessar o agendamento, na data de hoje a Prefeitura Bairro Barra/Pituba tem vagas disponíveis: Recadastramento biométrico começa na segunda (26) na prefeitura-bairro Rio Vermelho, mas é preciso agendar.

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    2. Bom dia. Preciso agendar o recadastramento biométrico. Como devo proceder? No site não há vagas nunca. Resido aqui no bairro Amaralina. Grata.

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    3. Olá Geyse, as vagas se esgotam mas sempre são reabertas, sugerimos acessar o site de agendamento diariamente, também poderá ir pessoalmente no TRE-BA no CAB e o atendimento será por ordem de chegada. Boa sorte.

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  2. Olá boa noite pode me informar como faço para chegar na prefeitura bairro na localidade do Rio Vermelho.

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    1. Em frente ao Posto de Gasolina Chaminé que fica próximo do Bompreço-Rio Vermelho e McDonald's. Veja no Mapa do Google neste link.. O endereço: R. Marquês de Monte Santo, 300 - Rio Vermelho, Salvador - BA, 41940-000 -
      salvador.ba.gov.br - (71) 3202-6000. Neste link encontrará tudo que já foi publicado no Blog do Rio Vermelho sobre a Prefeitura bairro.

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