Emissário submarino do Rio Vermelho não polui as praias de Salvador, diz a Embasa

As notícias sobre investigação da Polícia Federal (PF) na Embasa para apurar denúncia de crime ambiental pelo não funcionamento de bombas de peneiramento na estação do Lucaia, levaram comunicadores e, consequentemente, a sociedade a pensar que a empresa estaria poluindo as praias de Salvador com esgoto e lixo.

Nota de esclarecimento da empresa explicou que o bombeio de efluente da estação de condicionamento prévio (ECP) do Lucaia para o emissário submarino do Rio Vermelho está ocorrendo a uma distância segura da costa e em profundidade oceânica. Não existe lançamento de esgoto nas praias de Salvador e não existe lançamento de lixo no oceano pelo emissário.

Uma ação na Justiça contra a Haztec, empresa que forneceu equipamentos com defeito resultou em liminar favorável à Embasa. Com isso, novas bombas serão instaladas a partir do dia 01/12/2017 e o processo de peneiramento da estação voltará a ser feito plenamente.

Vale lembrar que a Licença de Operação do Sistema de Disposição Oceânica do Rio Vermelho, expedida pelo Ibama em 17 de novembro de 2016, levou em consideração estudos que atestam a adequação do efluente dispersado pelo emissário submarino aos parâmetros da Resolução Conama nº357/05.

A Embasa faz manutenção nos dispersores de efluente do emissário submarino do Rio Vermelho periodicamente. Em vídeo da manutenção feita em novembro de 2015, é possível verificar que não há lançamento de lixo no oceano e que existe uma exuberante fauna e flora marinha ao longo de toda a extensão do emissário.

Salvador, 17 de novembro de 2017.
DIRETORIA EXECUTIVA

Leia também: Embasa rebate prefeito e diz que investe na ampliação da rede em Salvador

Emissário submarino do Rio Vermelho não polui as praias de Salvador
Emissário submarino do Rio Vermelho não polui as praias de Salvador

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Sim, o emissário submarino. Mas, e o canal a céu aberto que jorra água podre nas praias do Rio Vermelho???? Um verdadeiro crime ambiental

    ResponderExcluir