Árvores sacrificadas em nome da mobilidade urbana, será que vai valer a pena?

Não bastasse a devastação provocada pelas obras do Metrô  que sacrificou 1.364 árvores e o aterramento de lagos da área da Paralela, agora  com as obras do BRT, um sistema de transporte considerado ultrapassado pelos especialistas de transito, mais de 500 árvores serão cortadas entre avenidas Juracy Magalhães Jr. e ACM e os rios Camarujige e Lucaia serão fechados. De acordo com especialistas existem outras possibilidades como o VLT, uma rede de veículos leves sobre trilhos, que causaria menos danos ao meio ambiente

Essas obras, tanto do Metrô como do BRT a pretexto de resolver os problemas da mobilidade urbana, estão desfigurando completamente a capital baiana, deixando a cidade sufocada por concreto,  mas muitos dirão que esse é o preço que se paga pelo progresso. Nas redes sociais tem um abaixo-assinado denunciando a situação e apelando para que as árvores sejam preservadas, a mesma coisa aconteceu quando das obras do Metrô e também não deu em nada. O fato é que toda essa devastação vai custar um preço muito alto  para as próximas gerações, mas a natureza já começou a cobrar a fatura em forma de temporais e temperaturas cada vez mais elevadas. Como diria o personagem de Chico Anísio, Beto Carneiro o Vampiro Brasileiro: A vingança sará maligna!

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2 Comentários
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  1. Infelizmente, pela falta de divulgação, muitas pessoas não fazem ideia do que vai ser esse projeto. Felizmente abriram o olho para a questão das árvores, mas essa é apenas 1/3 dos problemas desse projeto.

    Além das arvores, o ponto mais assustador desse projeto são os elevados desnecessários em CADA estação do Iguatemi até o Lucaia (e olhe que não estou citando os viadutos do parque da cidade, garibaldi, hiperposto, que são pontuais). Consegue superar as diversas escolhas erradas do nosso metrô. E não serão elevados pequenos, serão maiores que o minhocão, já que teremos 8 faixas (4 em casa sentido), sendo que 4 serão para carros particulares e até uma ciclovia vai ser elevada. No total, terão trechos com elevados de aproximadamente 45m de largura! Pelo que vemos hoje nos elevados da cidade, sabemos o que vai acontecer com a região, que é bastante subaproveitada. Um DESASTRE urbanístico.

    Pra coroar, a operação desse modal será feita pela mesma empresa que opera os ônibus da cidade e os custos são de quase 1 Bilhão para um modal que tem como principal ponto positivo o baixo custo de implantação.

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  2. Não vejo um projeto da Prefeitura e ou Governo do Estado voltado para arborização da cidade, nada relacionado ao cuidado da fauna ou flora local.
    Do que adianta reformar o Parque da Cidade e acabar com as árvores ao redor????

    A temperatura tem aumentado, os alagamentos - por causa do concreto - são constantes, assim como os desmoronamentos de terra - já que Salvador não é uma cidade plana.

    As vezes tem ações, para mídia noticiar, de plantio de mudas, uma verdadeira "tapeação", já que não há estudo de clima ou solo para adaptação das espécies, e o resultado é que essas mudas não resistem um ano.

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