Largo de Sant 'Anna precisa de um olhar mais atento dos poderes públicos

Largo de Sant 'Anna precisa de um olhar mais atento dos poderes públicos

O Largo de Sant` Anna é um dos espaços mais frequentados do bairro. No seu entorno estão instalados bares, sorveteria, academia, restaurantes, tabuleiros de acarajé, quiosque de tapioca, entre outros. São comerciantes que investiram em seus negócios, que geram empregos, pagam impostos, e altos, para manterem as atividades em funcionamento apesar da crise econômica que se instalou no país. Atraem visitantes para o bairro, mas são muitos os relatos de situações de insegurança vivenciadas pelos frequentadores da área que apontam para a necessidade de providências urgentes antes que o Rio Vermelho entre definitivamente em um processo irreversível de decadência.

Largo de Sant 'Anna precisa de um olhar mais atento dos poderes públicos

Frequentador constante do Largo de Sant`Anna o professor Mario Soares alega que não consegue mais ficar com os familiares na praça: “A situação está tensa, a todo momento somos assediados por pessoas visivelmente drogadas ou com distúrbio mental. Alguns praticando pequenos furtos e até ameaçam de forma acintosa. Os garçons que trabalham nos bares tentam controlar a situação, mas também não podem fazer muita coisa. É lamentável ver essas pessoas completamente desassistidas, entregues á própria sorte, com o detalhe de que tem aumentado muito o número de pedintes vagando pelo bairro. Um problema social sério para o qual nossos dirigentes fecham os olhos,” acrescentou.

Moradora antiga do bairro a dona de casa Lena Barreto aponta a falta de policiamento na área como um fator negativo. Segundo ela, o local pela movimentação deveria ter um policiamento constante, inclusive com a presença da guarda municipal . “Só reforçam o policiamento depois que acontece alguma coisa grave, como foi o episodio do tiro na praça após uma confusão em um bar das imediações e que ganhou as manchetes de todos os jornais, ai passou um tempo com a área policiada. As viaturas até passam de vez em quando, mas o certo mesmo seria manter o policiamento a pé", sugeriu.

Frequentador assíduo do local o estudante Marcos Nunes disse que praticamente todos os dias "bate ponto" na praça e o que tem observado é uma certa decadência no local: "Fico aqui porque gosto desse reduto, do clima agradável que vem do mar, mas é complicado. Semana retrasada uma mulher com problemas mentais agrediu uns turistas que estavam sentados em uma mesa bem na minha frente, foi preocupante, ainda bem que eles não reagiram. Outro dia na esquina da José Taboada, tinha uma mulher sem roupa xingando e ameaçando as pessoas. O problema por aqui é sério, viu!"

Largo de Sant 'Anna precisa de um olhar mais atento dos poderes públicos

Nem mesmo dento dos estabelecimentos os clientes ficam tranquilos. O Blog apurou que no inicio da semana um adolescente invadiu uma das lojas da área ameaçando com gilette uma funcionária, com um detalhe: não foi a primeira vez. Segundo relato de um cliente que presenciou a cena, o elemento foi contido por dois rapazes que também estavam no local. Ele mesmo disse que já foi atacado na praça por um doente mental, que inclusive lhe tomou o celular "na marra". "Acionei os policiais eles até me ajudaram a recuperar o celular, mas com relação a agressão disseram que nada poderiam fazer e as coisas vão ficando por isso mesmo", disse com ar desolado.

Infelizmente isso é o que está acontece no Largo de Sant"Anna e a expectativa que alguns moradores, comerciantes e visitantes chegaram a alimentar de que as obras de requalificação ajudariam a revitalizar o bairro, aos poucos vão se transformando em frustrações.

Postar um comentário

2 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Infelizmente essa é a realidade do RV. Já que o bairro atrai muita gente, praticamente a semana toda, acaba atraindo também vendedores e usuários de drogas, pedintes, moradores em condições de rua e afins. Como tem muito turista que acaba se compadecendo em "ajudar" é comodo ficar pela área, para conseguir um trocado. Acredito que com a presença efetiva da PM e Guarda Municipal o problema pode ser amenizado.

    ResponderExcluir
  2. o mais impressionante, é que onde o dedinho de Acm toca, vira bagunça sem governo. Assim foi a Barra, coitada....

    ResponderExcluir