Desenho de Floriano Teixeira rejeitado em 97 porque Iemanjá não era loura ilustra camisa da festa neste ano

Desenho  de Floriano Teixeira rejeitado em 97  porque Iemanjá não era loura ilustra camisa da festa neste ano
Pesquei no facebook de Cristiano Teixeira que a ilustração da camisa oficial da Festa de Iemanjá deste ano terá o desenho de seu pai,  Floriano Teixeira que foi rejeitado em 1997 pela Colônia de Pescadores, porque retratara uma rainha do mar negra e não loura como desejavam os pescadores. Este ano o pintor faria 90 anos e a Colônia de Pesca Z1 resolveu homenageá-lo utilizando finalmente o seu desenho.

Floriano Teixeira de Araujo (1923-2000) Nasceu em Cajapió, Maranhão. Estudou desenho com Rubens Damasceno em São Luis e pintura com João Lázaro de Figueredo. Em 1949, participa da fundação do Núcleo Eliseu Visconti. Dois anos depois, em Fortaleza, uniu-se a Antônio Bandeira e Sequeira para fundar o Grupo dos Independentes. Em 1961, organizou e foi diretor do Museu de Artes da Universidade Federal do Ceará. Por interferência de Jorge Amado e Carybé, transferiu-se para Salvador, onde permaneceu até sua morte. Desenhista, pintor, gravador, cenógrafo, e ilustrador de livros abordava em sua obra os temas sociais e retratos. Foi responsável pela ilustração de Dona Flor e Seus Dois Maridos, A Morte e a Morte de Quincas Berro D'Água e o Menino Grapiúna, Tocaia Grande de Jorge Amado e A Terra dos Meninos Pelados de Graciliano Ramos.( pesquisa Blog de Luiz Nassif)

Leia também: Iemanjá, o desenho da discórdia

Postar um comentário

1 Comentários
* Os comentários publicados são de inteira responsabilidade do autor. Comentários anônimos (perfis falsos ou não) ou que firam leis, princípios éticos e morais serão excluídos sumariamente bem como, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos e agressivos, não serão admitidos.
  1. Antes tarde do que nunca. Salve Iemanjá e que a obra do artista se mantenha viva!!!

    ResponderExcluir